MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Governo do Rio assina convênio para captar energia solar no Maracanã

 

Estádio terá um sistema especial para receber águas de chuva. Ação irá gerar energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
FRAME - Maracanã Reforma Projeto (Foto: Reprodução / TV Globo)Cobertura do Maracanã terá placas para captação
energia solar (Foto: Reprodução / TV Globo)
Em parceira com a Light, o governo do Rio de Janeiro garantiu a instalação de placas de captação de energia solar no Maracanã, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014. O convênio “Maracanã Solar” vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

Aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto foi desenvolvido pela mesma empresa que está projetando a nova cobertura, a alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), e não terá custo para o governo. Além disso, a implantação do anel fotovoltaico não influenciará no cronograma da obra e não vai interferir no projeto final da obra.

A chuva captada também será utilizada para os banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas. O Maracanã receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led em 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil. Equipamentos econômicos de ar-condicionado e bombas mecânicas eficientes também estão na lista para a reforma.
- A Light assumirá o investimento para implantação e manutenção das placas fotovoltaicas e, após a sua amortização, que será feita por meio da venda da energia gerada, a usina será transferida para o estado, que poderá optar por continuar vendendo esta energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduais - garante Regis Fichtner, secretário de Estado da Casa Civil do Rio, ao Portal da Copa.

A parceria ainda renderá R$ 10 milhões para que o estado invista em eficiência energética (troca de lâmpadas, climatização, entre outros) em outros bens públicos.

As informações são do Portal da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário