MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Excesso de chuva prejudica produtores rurais de Cristalina (GO)


Agricultor diz que terá perda entre 5% e 10% nas lavouras de soja e feijão.
Segundo Inmet, somente em janeiro choveu cerca de 400 milímetros na região.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

 As fortes chuvas que têm atingindo o município de Cristalina, a 264 km de Goiânia, preocupam os agricultores da região. Segundo o produtor de feijão e soja César Sandre, o prejuízo já começou a ser contabilizado. “Temos que correr o risco de dessecar os grãos para a colheita, pois, com a chuva as aplicações de agrotóxicos estão atrasadas e, com isso, as doenças vão chegando”, explica o fazendeiro, que completa. “Teremos perda em torno de 5% a 10% da lavoura”.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente neste mês de janeiro choveu cerca de 400 milímetros, enquanto o esperado era de 180 milímetros para todo o mês. Com isso, as doenças avançam rapidamente nas lavouras. “Devido à chuva é difícil realizar o controle químico nas plantações. A úmida é propícia para alguns tipos de doenças como ferrugem asiática e mofo branco”, salienta o agrônomo Renato Caetano.

Outro profissional da área, Deurizan Costa afirma que até mesmo o procedimento de pulverização, utilizado para amenizar os danos aos agricultores durante o período chuvoso, não tem dado certo. “A programação que nós fazemos para aplicação de produtos químicos o agricultor não consegue fazer por causa da chuva”, relata o agrônomo.

Além das plantações de soja e feijão, o cultivo de milho também foi afetado pelas fortes chuvas na região. Com o número de nutrientes insuficiente, a germinação é prejudicada e a espiga fica com falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário