MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Excesso de chuva causa prejuízo na produção de leite do Rio de Janeiro

 

Com o pasto inundado, o gado não se alimenta e há queda na produção.
Secretaria Estadual de Agricultura calcula perda de 80 mil litros leite por dia.

Do Globo Rural
A chuva do final de semana causou mais prejuízos para agricultores e produtores do Rio de Janeiro. O rio Muriaé voltou a subir, o que preocupou os municípios que já sofreram com as cheias da última semana. A produção de leite de Laje do Muriaé ficou bastante afetada e os agricultores ainda calculam os prejuízos.
Em uma das propriedades de Laje do Muriaé a água praticamente invadiu o curral. “Deu um prejuízo de cerca de R$ 2 mil a R$ 3 mil”, calcula Evaldo Vilela, gerente da fazenda.
Houve queda de barreiras em muitas estradas. Quem consegue sair com o leite da fazenda encontra outro problema na cidade. A cooperativa ainda está desativada. A água chegou a quase três metros de altura e causou danos ao maquinário e o tanque foi amarrado a uma árvore para não ser levado pela enxurrada.
“Se você não consegue entregar o produto, você não tem como receber remuneração. Não tem seguro da produção. Não tem nada que cubra o prejuízo do produtor”, diz Romeu Nogueira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento.
Um dique se rompeu na zona rural de Cardoso Moreira. As equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros retiram as famílias às pressas. A previsão é de que a comunidade rural esteja debaixo da água dentro de 24 horas. A Defesa Civil estadual informou que no final de semana choveu 60 milímetros nas regiões norte e noroeste do estado. O volume de chuva foi de cem milímetros em Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé. O esperado para todo o mês de janeiro são 300 milímetros. Onze municípios estão em alerta máximo. Dez mil pessoas estão desalojadas e duas mil desabrigadas nas regiões norte e noroeste do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário