MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Exames confirmam foco de febre aftosa em fazenda do Paraguai

 

A propriedade onde estão os bovinos fica no estado de San Pedro.
Agência estatal disse que está adotando as medidas adequadas ao caso.

Do G1, com informações da Agência Estado
Os resultados dos exames realizados em bovinos da fazenda Nazareth, no estado paraguaio de San Pedro, confirmaram um foco de febre aftosa no local, de acordo com a agência estatal de saúde animal do Paraguai (Senacsa).  De acordo com a nota divulgada na noite desta terça-segunda-feira (2), os testes mostraram que trata-se do vírus de classificação tipo "O".
A informação sobre a suspeita do foco foi dada pelo proprietário da área, Gustavo Trugger. A fazenda fica na localidade de Aguaray Amistad, na periferia da cidade de San Pedro, capital do estado de mesmo nome, a 340 km de Assunção.
"Diante desses fatos, procedeu-se à declaração de foco de febre aftosa e a convocação do Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal (Sinaesa)", informou a Senacsa na nota. A agência ainda esclareceu ter informado o ocorrido à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e poderá solicitar cooperação técnica do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).
"A Senacsa está adotando todas as medidas adequadas ao caso, conforme estabelecido no Manual de Procedimentos de Atenção de Focos do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa", finaliza a agência, no comunicado.
O novo foco é o segundo a ser registrado em três meses na mesma região. Em setembro passado, cerca de 820 bovinos foram sacrificados com rifle sanitário em uma fazenda localizada em San Pedro por causa da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário