MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EUA autorizam importação da carne suína brasileira, diz Agricultura

 

O estado de Santa Catarina foi autorizado a exportar carne 'in natura'.
Ministro destacou que quer ampliar exportações para China, Japão e Coreia.

Do G1, com informações da Agência Estado
O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (10) que os Estados Unidos autorizaram a exportação da carne suína brasileira para o país. “A liberação dos Estados Unidos é uma recompensa por todo o trabalho feito pelo Brasil desde o embargo russo. Atingiremos um novo patamar com essa decisão e a produção brasileira muito ganhará com isso", disse, em nota, o ministro Mendes Ribeiro Filho.
A liberação dos Estados Unidos é uma recompensa por todo o trabalho feito pelo Brasil desde o embargo russo"
Mendes Ribeiro, ministro da Agricultura
O ministro ressaltou que a ação dos EUA abre o mercado internacional para o produto brasileiro. "Pretendemos ampliar as exportações de carne suína para a China, abrir o mercado do Japão e retomar as vendas para a Coreia.”
O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Luiz Carlos de Oliveira, informou que Santa Catarina foi autorizada a exportar carne "in natura'. "Os demais estados livre de febre aftosa venderão carne termicamente processada", disse. Neste caso, porém, a industrialização só pode ser feita em estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e habilitados como produtores de matéria-prima.
O processo de abertura do mercado americano levou anos. Em novembro de 2010, o país sinalizou que começaria a comprar o produto de Santa Catarina, estado livre de aftosa sem vacinação. Desde então, o governo negociava a lista das unidades que poderiam vender ao país.
As exportações terão início assim que o Ministério da Agricultura habilitar os estabelecimentos brasileiros, o que deverá ocorrer ainda nesta semana. Inicialmente, seis empresas receberão autorização para exportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário