MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estiagem que afeta o Sul também prejudica a safra da Argentina

 

No Nordeste da Argentina, o sol forte queimou parte das pastagens.
O gado começa a sentir os reflexos da estiagem.

Do Globo Rural
Apesar dos transtornos que a estiagem traz para a pecuária, o grande problema está nas lavouras. O produtor Romero Estevan plantou 10 hectares de melancia, mas vai colher apenas dois, onde implantou o sistema de irrigação usando água de um poço. No restante da área, a perda foi total.
A seca prejudica principalmente as lavouras de soja. Sem chuva, a planta não se desenvolveu como deveria. Em uma área de 10 hectares, as perdas devem chegar a 30%.
Mesmo as lavouras irrigadas, como as de arroz, são motivo de preocupação porque a água armazenada pode não ser suficiente para irrigar até o fim do ciclo. Segundo a Federação Agrária Argentina, a seca afeta as principais regiões de grãos do país, Cordoba, Santa Fé e Buenos Aires.
O governo nacional avalia a criação de um decreto de emergência em virtude do desastre que está ocorrendo no país. Para os produtores que tiveram prejuízo, está em estudo uma forma de subsídio para que o trabalho continue.
Os produtores pedem ainda a eliminação de impostos para exportação, para amenizar os impactos da seca.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou uma nova estimativa para a safra argentina de grãos. De acordo com o órgão, haverá uma ligeira queda em relação às previsões iniciais, mas tanto no caso da soja quanto do milho, a produção ainda deverá ser maior que a de 2011.
O analista de mercado Antônio Sartori confirma que a seca na Argentina é motivo de preocupação porque é crescente e a quebra é irreversível

Nenhum comentário:

Postar um comentário