MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estiagem compromete parte das lavouras de soja do norte do Paraná


Secretaria Estadual da Agricultura prevê redução de 10% na safra do grão.
Agua é a responsável por levar os nutrientes até as vagens, diz agrônomo.

Do Globo Rural
A chuva dos últimos dias aliviou um pouco a situação das lavouras de soja no norte do Paraná. Mas parte da produção ficou comprometida pela estiagem.
O desenvolvimento da lavoura na propriedade do agricultor Otávio Perin Filho, que plantou 250 hectares de soja em Ivatuba, não está nem perto do imaginado. Em vez de colher 65 sacas por hectare, o produtor só vai conseguir 52 sacas, com redução de 20%. "Nós temos que torcer para que possa dar um enchimento bom e que isso corresponda com um prejuízo menor", diz.
A safra de soja no Paraná era estimada em 14,15 milhões de toneladas, mas a Secretaria Estadual da Agricultura prevê uma redução de 10%. O agrônomo da Emater Paulo Milagres explica que a água é a responsável por levar os nutrientes até as vagens de soja. "É possível acompanhar na lavoura a consequência da estiagem. Na mesma lavoura nós temos vagens com grãos grandes e nós temos vagens com grãos que não encheram. Com isso, a produtividade vai cair, o rendimento do produtor diminui e a região perde. A seca traz estragos a grande prazo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário