MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estiagem causa problemas a várias comunidades rurais de Alagoas


 

Água que ainda existe nos açudes está barrenta e imprópria para consumo.
No RS, falta de chuva deixa 298 municípios em situação de emegência.

Do Globo Rural
A estiagem também é um problema grave no Rio Grande do Sul, onde 298 municípios estão em situação de emergência. O nível do rio baixando compromete a produção agrícola do estado.
A água escura e barrenta do açude do povoado Várzea da Esteira, na zona rural de Carneiros, em Alagoas, pelo sertanejo. Está é a única fonte de água disponível para os moradores.
Os animais de criação da agricultora Quitéria dos Santos bebem a água que vem do mesmo barreiro. Sem água encanada, ela depende da água da chuva que abastece a cisterna. Mas o reservatório está praticamente seco.
Quando a estiagem começa a única cultura que resiste ao clima quente e seco é a palma forrageira. Por ser rica em água, é graças à planta que os agricultores conseguem manter o gado alimentado durante os períodos de seca.
Onde não há plantação de palma os animais procuram alimento no pasto que quase desapareceu. Alguns barreiros da zona rural de Água Branca secaram por completo deixando o gado com sede. Os moradores do povoado Lagoa do Feijão também estão sem água.
A seca também é um problema grave no Rio Grande do Sul, onde 298 municípios estão em situação de emergência. O nível do rio baixando compromete a produção agrícola do estado.
Os açudes e os poços artesianos estão quase sem água em Cerrito, no sul do estado. Um caminhão-pipa abastece pelo menos 130 propriedades da região. A plantação de fumo, que fica em Cristal, também na região sul, também sofre os efeitos da estiagem.
Muitos peixes do arroio em Rio Grande morreram sem oxigênio. Alguns pontos da nascente do rio Ibirapuitã, em Santana do Livramento, estão sem água. A situação é bem parecida ao longo do trajeto. Em Alegrete, o rio está 80 centímetros abaixo do nível normal. No rio Uruguai, em Uruguaiana, a água na alcança mais nem a régua de medição. Em Itaqui, o rio Ibicui está com apenas um metro.
O prefeito de Água Branca, José Rodrigues Gomes, disse que não solicitou água para a comunidade Lagoa do Feijão porque parte é abastecida pela companhia estadual, mas os moradores podem procurar a prefeitura para fazer o pedido.
Em Carneiros, o prefeito Geraldo Agra Filho informou que a partir desta quarta-feira (18) enviará o carro-pipa do município para o povoado da Várzea da Esteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário