MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estiagem afeta produção de leite em Jóia, RS: 'Não é fácil', diz pecuarista

 

Cerca de 1,2 mil pessoas trabalham na produção leiteira em Jóia.
Na localidade de Simon Bolívar, não chove há 60 dias.

Cristiane Silva Da RBS TV, em Jóia
 
Selo da série sobre seca da RBS TV (Foto: Arte/G1)
Enquanto aguarda uma chuva que nunca chega, o agricultor Vanderlei Maroso, 46 anos, vê a renda de sua família ameaçada. Há 60 dias não chove na localidade de Simon Bolívar, em Jóia, cidade de cerca de 8,5 mil habitantes localizada a 450 km de Porto Alegre. Não é só a lavoura que é afetada pela estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. A falta de água nos açudes e o pasto queimado atingem agora a produção de leite.
"Só tenho alimento para os bichos para mais dois ou três dias", lamenta o agricultor. "A gente vê eles passando fome, sem água. Não é fácil".
A Secretaria de Administração de Jóia estima em 40% a queda na produção de leite nos últimos dias com a falta de água e a baixa qualidade da ração para as vacas. Além da perda de quantidade, a qualidade do produto também fica ameaçada. O município tem 1,2 mil pessoas trabalhando diretamente em pequenas propriedades ligadas à produção leiteira.
"O comércio parou. Nossa cidade depende quase 100% do setor primário. A seca afeta diretamente o desenvolvimento do município", conta o secretário de Administração, Jorge Jarbas Jesus de Abreu.
Na propriedade de seu Vanderlei, o açude virou barro. Como o pastou secou e a plantação de milho está perdida, a ração fica cada vez mais cara, inviabilizando os custos de produção.
"A gente fica meio emocionado, mas tem que levantar a cabeça e pedir força para Deus", diz o agricultor.

Além do leite, a base da economia da cidade é formada pelas culturas de milho e soja, também afetadas pela seca na região. O principal temor do município para os próximos dias é o abastecimento de água para a população. O Rio Grande do Sul já tem 142 municípios em situação de emergência e mais de 600 mil pessoas afetadas pela seca, de acordo com a Defesa Civil.
Açude secou na propriedade de Vanderlei Maroso, em Jóia (Foto: Robson Stefani/RBS TV)Açude secou na propriedade de Vanderlei Maroso, em Jóia (Foto: Robson Stefani/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário