MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estiagem afeta produção de cana no sul de MS e norte do PR

 

Canaviais das regiões já estão perdendo seu potencial, aponta especialista.
Em São Paulo, chuva favorece o desenvolvimento da cultura.

Da Agência Estado
As áreas produtoras de cana de açúcar do sul de Mato Grosso do Sul e do norte de Paraná estão sofrendo com a falta de chuvas regulares, de acordo com previsão da Somar Meteorologia. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, os canaviais destas regiões já estão perdendo seu potencial produtivo e a cana deverá ter menor rendimento. Sem chuvas, o solo está com baixo nível de umidade. "Em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, o porcentual de umidade do solo não ultrapassa os 40", explica.
O técnico explica que, sem chuvas em grande quantidade, os canaviais oriundos da rebrota e aqueles plantados em 2011 estão sofrendo os efeitos dessa estiagem, paralisando seu metabolismo e consequentemente reduzindo seu porte e acima de tudo a concentração de sacarose.
Para os próximos dez dias, a Somar prevê que emMato Grosso do Sul e região norte do Paraná as condições se manterão bem aquém do normal para a época do ano, mas as perdas até agora ocorridas nas lavouras serão paralisadas momentaneamente.
Já na grande maioria das regiões produtoras de São Paulo, as chuvas proporcionam a elevação e manutenção da umidade do solo e consequentemente condições bastante favoráveis ao desenvolvimento da cana. Santos disse também que as fortes chuvas que atingem toda a região central de Minas Gerais e também a Zona da Mata mineira, apesar dos altos volumes acumulados os estragos para a cultura da cana de açúcar são bem baixas. "O que pode vir a ocorrer com a planta é de que ela crescer mais do que o normal devido ao excesso de umidade e assim reduzir os teores de açúcares", afirma.
No Nordeste, a colheita da cana caminha sem transtornos, uma vez que as condições meteorológicas se mantêm bem favoráveis, já que não estão ocorrendo chuvas generalizadas e nem tão pouco longos períodos de invernada.
Para os próximos 10 dias, a Somar prevê mais chuvas sobre todas as regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. As condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento dos canaviais de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário