MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Especial Férias: Barretos conquista turistas com estilo de vida de rodeio


Parque é principal atração dos visitantes durante o ano inteiro.
Local possui grande estrutura voltada ao segmento country.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

A cidade de Barretos, no interior de São Paulo, é conhecida internacionalmente pela Festa do Peão de Boiadeiro no mês de agosto. Mas as atrações acontecem o ano inteiro, não só para quem quer apenas curtir as provas no rodeio.
Barretos é a capital do estilo country, tem 110 mil habitantes e no período do evento, a população triplica. Mas na cidade tem o que se ver o ano interior. Para quem foi criado no sítio, visitar o Parque do Peão é uma volta no tempo.
O local é enorme e conta com uma grande estrutura voltada ao segmento. O museu do trator tem 40 máquinas, a mais antiga com 120 anos era movida a vapor. O carro de boi e o pilão para descascar arroz movido pela água da bica são lembranças para os mais velhos e novidades para os jovens.
Um rancho reconstitui um ponto pouso dos tropeiros que viajavam tangendo boiadas pelos sertões. Foi em uma parada dessas que a cidade surgiu. Já em um bosque fica a imagem de Nossa Senhora, muito visitada pelos peões em busca de proteção.
O parque tem ainda um mini zoológico para as crianças e estátuas enormes que homenageiam as estrelas do rodeio. A maior delas é o monumento ao Peão, com 27 metros de altura. E uma das mais fotografadas é o do boi Bandido, que foi estrela da novela das oito e está enterrado em frente ao Memorial do Peão de Boiadeiro. Em um dos painéis do local está a planta da arena de rodeio mais famosa do país, assinada por Oscar Niemeyer. Ela tem um formato de uma ferradura.
Quem quer montaria de rodeio não precisa esperar até agosto. Todos os finais de semana têm treinos dos peões. É como se fosse um rodeio particular para o turista.
E para os visitantes que não se contentam em ver um rodeio pode viver um dia de peão. Tudo começa com um café da manhã reforçado. E quem quiser tomar leite fresco é só ir direto à fonte: a vaca. Dá até para tocar uma boiada. Passar um dia no parque é resgatar energias ao lado de costumes da vida do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário