MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ENQUANTO O GOVERNO GASTA FORTUNA COM A COPA

Mães passam a madrugada em fila por vaga em escola pública do ES

Na manhã desta quarta-feira (18), a aglomeração só aumentou.
As matrículas começaram por volta de 8h.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Mais de 60 mães passaram a madrugada desta quarta-feira (18) dormindo em uma calçada, em cadeiras de praia e colchões improvisados para garantir vagas aos filhos em uma escola da rede pública estadual, do bairro República, em Vitória. A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) disse que o processo de matrícula é realizado em etapas, com distribuição das vagas. Na manhã desta quarta-feira (18), a aglomeração só aumentou. As matrículas começaram por volta de 8h.
Os parentes dos jovens foram informados que haveria matrícula, mas não esperavam tantas dificuldades. "Estou indignada, é muita humilhação e desgastante para todas as mães. A secretaria deveria entregar senhas para evitar que a gente fique passando a noite em frente a escola", disse a dona de casa Maria da Penha Frinhani.
A espera pelas vagas é para a escola estadual Arnulfo Matos, uma das poucas que oferece cursos técnicos de graça. "Estou aqui por que preciso dessa vaga para o meu filho. Cheguei aqui às 11h da manhã desta terça-feira (17). A Sedu deveria organizar isso de alguma maneira", disse a dona de casa Isabel Muller.
De acordo com os pais, no mês passado, durante a chamada pública escolar, a Sedu pediu que eles escolhessem três escolas para os filhos. Todos que esperavam na fila durante a madrugada escolheram a Arnulfo Matos, mas dias depois foram informados de que não havia vagas e que os filhos teriam que estudar em outra unidade. Mas, nesta terça-feira (17), foram avisados que haviam 155 vagas na escola.
Sedu
A Secretaria estadual de Educação disse que o processo de matrícula é realizado em etapas, desde outubro, com distribuição das vagas. A primeira fase é para quem já estuda na escola, a segunda, é de remanejamento, ou seja, troca de escolas dentro da rede pública. Em seguida, há a etapa da Chamada C, voltada para os estudantes que estão fora da rede pública. Dessa maneira, segundo a Sedu, a cada fase as vagas vão sendo preenchidas até o limite de capacidade da escola.
Pela manhã a fila só aumentou (Foto: Roger Santana/ TV Gazeta)Pela manhã a fila só aumentou (Foto: Roger Santana/ TV Gazeta)
Mães passam madrugada em fila, no ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Mães passam madrugada em fila, no ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário