MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em SP, estiagem atrasa plantio e favorece pragas no milho branco


Produtores do sudoeste do estado vão colher menos nesta safra.
Colheita está prevista para iniciar no mês de março.

Do Globo Rural

Eliseu Machado olha com preocupação a lavoura de milho branco, a planta não está tão saudável quanto ele esperava. Este ano foram plantados 300 hectares na propriedade que administra em Quadra, sudoeste de São Paulo.
Embora os agricultores da região tenham experiência no cultivo, tem sido difícil prevenir problemas causados pelo mau tempo.
O milho branco é um grão muito usado na alimentação de animais e também na culinária, especialmente para fazer a canjica. O município de Quadra é conhecido como a capital do milho branco, um dos maiores produtores da variedade no Brasil. São 1.500 hectares, que produzem 12 mil toneladas do grão.
Nesta safra, a produtividade do milho branco na região deve diminuir cerca de 20%. É que no início do cultivo houve um período de estiagem que atrasou o plantio, prejudicou o desenvolvimento das plantas e favoreceu o aumento de pragas na lavoura. Os produtores acostumados a colher 120 sacas em média por hectare, agora, não devem conseguir mais do que 100.
As lavouras que mantiveram a qualidade são àquelas onde o agricultor investiu na rotatividade de culturas, como a do produtor Robson de Oliveira. Mesmo com os riscos de perdas por conta da seca, ele plantou dentro do prazo, fez a correção do solo e investiu no controle de pragas. O milho na propriedade está mais saudável e ele espera manter boa produtividade.
Os agricultores estão negociando a saca de 60 quilos de milho branco por até R$ 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário