MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Em PE, grupo pede a corregedor para investigar ação policial em protesto


Estudantes e professor da UFPE se reuniram com Sidney Lemos nesta terça.
Comissão denuncia excessos da polícia para reprimir manifestações.

Do G1 PE

Uma comissão formada por seis estudantes, entre eles alunos de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e pelo professor Pierre Lucena se reuniu com o corregedor da Secretaria de Defesa Social (SDS), Sidney Lemos, nesta terça-feira (24), no Recife. A reunião, segundo representantes do Diretório Acadêmico (DA) de direito da UFPE, tratou dos excessos que a polícia teria cometido ao reprimir as manifestações contra o aumento de passagem de ônibus ocorridas na sexta (20) e na segunda-feira (23).
O resultado, para Yuri Coreolano, coordenador de comunicação do DA de direito da UFPE, foi positivo. “O corregedor prometeu apurar e investigar o caso. Ele disse que vai requisitar as imagens das câmeras de vigilância da cidade e também as veiculadas na imprensa”, explica Yuri.
O prazo para essas investigações ficou em aberto, o que não é um problema, segundo o estudante. “O corregedor foi muito transparente, explicou como funcionam os trâmites da corregedoria e que não poderia estipular um prazo porque não depende apenas dele. Além disso, foi aberto um canal de diálogo. A gente pode ir juntando documentos sobre o que aconteceu e encaminhar para a corregedoria”, afirma Yuri.
Na manhã desta terça, os estudantes saíram em caminhada da Faculdade de Direito, na Rua Princesa Isabel, na Boa Vista, até a corregedoria da Secretaria de Defesa Social, na Avenida Conde da Boa Vista.
Segundo nota da Polícia Militar divulgada na segunda-feira (23), a ação do efetivo policial foi para "garantir a lei e a ordem, bem como o direito de ir e vir dos cidadãos e a própria integridade física dos transeuntes e manifestantes". A nota diz, ainda, que "o efetivo empregado no evento possui treinamento especializado nesta ação e tem atuado sempre dentro dos limites da lei vigente".
Protestos
Na última sexta-feira (20) foi aprovado o índice de reajuste de 6,5% para as passagens de ônibus no Grande Recife. O aumento passou a valer desde domingo (22). Na sexta, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar entraram em confronto com os estudantes que faziam o protesto contra o reajuste das tarifas. Alguns jovens saíram feridos e outros foram detidos e encaminhados para a delegacia. Na segunda-feira (23), a cena voltou a se repetir, com confronto no cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Conde da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário