MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Em MS, feira de tecnologia apresenta alternativas sustentáveis de produção


Instituições lançam novos produtos no Showtec, em Maracaju.
Em três dias de evento, 15 mil produtores rurais devem visitar estandes.

Hélder Rafael Do G1 MS, em Maracaju
Empresas e instituições apresentam novos produtos no Showtec, em Maracaju. (Foto: Helder Rafael/G1MS)Evento, que durará três dias, começa nesta quarta-feira (25), em Maracaju (Foto: Helder Rafael/G1MS)

Começa nesta quarta-feira (25) em Maracaju, a 162 km de Campo Grande, a 16ª edição do Showtec, feira de difusão de tecnologias agropecuárias voltada a produtores rurais e profissionais do agronegócio. Durante três dias de evento, cerca de 15 mil pessoas devem percorrer os estandes espalhados por uma área de 15 hectares na sede da Fundação MS.
Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o foco principal do evento é discutir novas tecnologias capazes de elevar a produtividade sem agredir a natureza. “É fundamental produzir alimentos e promover a conservação do meio ambiente. Vamos mostrar na prática que quem adota certas práticas pode evitar a erosão do solo e evitar que carbono seja lançado na atmosfera”, comenta.
Uma das iniciativas de conciliação da produção agrícola com a sustentabilidade, que será apresentada no Showtec, é a recuperação de áreas degradadas para a produção de alimentos. Em oito piquetes, técnicos da Fundação MS vão demonstrar o sistema de uso do solo para o cultivo da soja e do milho, além da pastagem a ser destinada à alimentação do gado. “A terra não fica ociosa em nenhum momento, e com o manejo correto das técnicas o produtor pode conseguir uma produtividade extra de seis a sete sacas por hectare de soja na colheita”, diz Broch.
Empresas e instituições apresentam novos produtos no Showtec, em Maracaju. (Foto: Helder Rafael/G1MS)Instituições apresentam novos produtos no Showtec
(Foto: Helder Rafael/G1MS)
Lançamentos
Empresas e instituições de pesquisa vão apresentar no Showtec cerca de 80 cultivares de soja e 70 híbridos de milho, sendo 20 lançamentos em cada cultura. Entre as novidades estão avanços biotecnológicos para resistência das plantas a pragas, tolerância a herbicidas químicos e a doenças, como a ferrugem asiática. Cultivares tradicionais também tiveram a produtividade incrementada.
O pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, comenta que os produtores terão oportunidade de conhecer e avaliar as sementes mais adequadas às condições climáticas e de solo de sua região, optando assim por uma escolha que possa trazer maior produtividade na colheita. “Não basta que a empresa ofereça uma cultivar com promessa de alta rentabilidade, se não for levado em conta alguns fatores, como fertilidade do solo, rotação de culturas, manejo, entre outros. Por isso a importância de escolher a variedade certa”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário