MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Em MS, 7 mil empresas foram abertas no setor terciário em 2011

 

Comércio e serviços respondem por dois terços da riqueza do estado.
Desafio do setor é garantir qualificação profissional aos trabalhadores.

Do G1 MS
Na terceira e última reportagem da série sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, o Bom Dia MS mostra o setor terciário, que mais gera renda e empregos. O setor terciário gera dois terços de toda a riqueza produzida no estado.
Em 2011, mais de 7 mil empreendimentos foram abertos. Somente em um shopping, que começou a funcionar em maio em Campo Grande, 130 novas lojas abriram as portas. Em outro, que foi ampliado, passou de 196 para 220 lojas.
Já as empresas que foram abertas pelo programa de empreendedor individual totalizam mais de 29 mil, abertas desde 2009, quando o programa começou a funcionar. São pessoas que trabalhavam por conta e faturavam até R$ 36 mil por ano, e aproveitaram para sair da informalidade.
O ramo de vestuário e acessórios é o que mais atrai os empreendedores, com 3,5 mil lojas. A partir de janeiro, mais pessoas poderão aderir ao programa, que ampliou o limite de renda anual para até R$ 60 mil.
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) aponta que, no final de 2011 em Campo Grande, a intenção de compras era quase 20% maior do que há um ano. E mais de 70% dos entrevistados revelaram que a renda familiar estava melhor do que em 2010.
Para o economista, o principal motivo para o fortalecimento do setor terciário está na mudança da matriz econômica do estado, que na última década deixou de ser baseada no binômio pecuária-grão, e passou a incorporar a industrialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário