MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

'É um risco', diz endocrinologista sobre suplementos alimentares


Se usados sem acompanhamento médico eles podem causar problemas.
Loja em Uberaba foi autuada em 2011 por venda de produtos proibidos.

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro

Uso de suplementos  deve ser indicado por especialistas  (Foto: Luiz Vieira/ G1)Uso de suplementos deve ser indicado por
especialistas (Foto: Luiz Vieira/ G1)
O uso indiscriminado de suplementos alimentares pode oferecer sérios riscos à saúde, por isso, é preciso o acompanhamento de um especialista na hora de usá-los.
Em Uberaba, a venda destes produtos é fiscalizada pela Vigilância Sanitária Municipal. No ano passado, uma loja da cidade foi autuada por vender mercadorias não regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os produtos estava o suplemento ‘Jack 3D’ com venda proibida no país.
Para a endocrinologista Fernanda Magalhães o 'Jack 3D', além de ter a venda proibida, é chamado de suplemento, mas na verdade tem na composição substâncias pesadas. "Essas substâncias são usadas em medicamentos para asma e são consideradas fortes. É uma bomba que acelera a frequência cardíaca e a pressão arterial. É um risco o consumo”, alertou.
Segundo a nutricionista Amely Degraf, o uso de suplementos alimentares deve ser indicado por especialistas da área de nutrição e, mesmo assim, com o acompanhamento médico. “É importante procurar um médico, fazer alguns exames e saber se não há restrição. O problema hoje é que as pessoas acham que o suplemento vai resolver a situação quando ele é apenas um complemento”, afirmou.

Para ela, outro problema relacionado ao uso dos suplementos alimentares é a falta de acompanhamento na hora da compra. “Infelizmente as pessoas procuram as lojas de suplementos e, muitas vezes, não são orientadas por um especialista que está acompanhando a rotina de treinos dela. Com isso o risco é muito grande", explicou Amely.
  •  
Fernanda Magalhães disse que suplementos são vendidos (Foto: Reprodução/TV Integração)Fernanda disse alguns produtos são vendidos como
suplementos(Foto: Reprodução/TV Integração)
Para Fernanda Magalhães, alguns produtos são vendidos como suplementos, mas na verdade são substâncias que aceleram o metabolismo das pessoas e podem causar sérios problemas de saúde. “As academias geralmente recomendam aos alunos o uso de suplementos a base de proteínas, que se usados de forma incorreta podem levar a sérios problemas renais. Esses suplementos devem ser usados por atletas que seguem uma rotina de cerca de quatro horas ou mais de treinos", disse.

A endocrinologista ainda orientou que o uso de suplementos é recomendado quando a pessoa está deficiente de algum nutriente ou no caso de atletas que seguem uma carga pesada de exercícios. “O suplemento pode ser usado por atletas, algumas pessoas em situações especiais ou em substituição de algumas refeições na tentativa de perda de peso, mas com cautela devido aos efeitos colaterais”, afirmou Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário