MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

'É a graça de Deus', diz agricultor que colheu beterraba gigante no Paraná

 

Beterraba colhida em Rio Branco do Sul, região de Curitiba, pesou 5,275 kg.
Ele já havia sido premiado por outra beterraba gigante em 2011.

Fernando Castro Do G1 PR
O agricultor João Jambiski colheu a beterraba gigante de 5,275 kg (Foto: Rosilene Jambiski)João Jambiski mostra a beterraba gigante (Foto:
Rosilene Jambiski)
O agricultor José Jambiski, de 63 anos, diz que nasceu na roça e desde os 18 anos só trabalhou com o mesmo ofício. Mesmo com a larga experiência no ramo, ele confessa que ficou surpreso quando viu sair de sua horta, em Rio Branco do Sul, no Paraná, uma beterraba de 5,275 kg. “Nunca tinha colhido uma desse tamanho. Ano passado teve uma de 2,45 kg, mas esse ano veio maior”, contou ao G1.
José afirma que nos últimos tempos as colheitas tem sido generosas, pelo menos quanto às dimensões dos frutos. Ele acredita que esse sucesso não esteja apenas em suas habilidosas mãos de agricultor. “Eu não posso dizer qual é o segredo porque não sei. É a graça de Deus”, concluiu.
A planta foi pesada pela filha de José, que garante que vai encaminhar o resultado para ser ranqueado. O agricultor foi premiado em 2011 em um concurso com a beterraba que pesava menos da metade da colhida desta vez. Apesar do orgulho pelo feito, José mostrou não ter tanto apego à planta gigante. “Eu dei para uma família que tem bastante gente, eu tenho pouca gente em casa”.
Exótica
De acordo com o agrônomo da Secretaria de Abastecimento do Paraná Paulo Andrade, uma beterraba com essas proporções é exótica. Ele lembra que é impossível afirmar sem uma análise específica o que ocorreu com a beterraba de José, mas é possível que ela tenha passado do ciclo. “O que pode ter acontecido é que deve ser uma área bem adubada, ele deve ter deixado ela algum tempo e passou do ciclo”, ele afirma que não é viável comercialmente essa opção.
Ele acrescenta ainda que a consequência do ciclo estendido é a perda de propriedades da raiz. “Ocorrem reações químicas metabólicas e não mantém as propriedades naturais”, explicou. A beterraba é rica em vitaminas B1, B2 e C, além de Potássio, Sódio, Fósforo e Cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário