MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dermatologista alerta para cuidados com alta radiação ultravioleta no RS

 

Segundo o Cptec/Inpe, índice está entre 12 e 13, considerado extremo.
Além do filtro solar, é indicado usar acessórios como chapéus e bonés.

Tatiana Lopes Do G1 RS
Cuidados devem ser tomados com a radiação mesmo em dias nublados, como nesta quinta-feira, no Litoral Norte (Foto: Caroline Patatt)Cuidados devem ser tomados com a radiação
mesmo em dias nublados, como nesta quinta-feira,
no Litoral Norte (Foto: Caroline Patatt/RBS TV)
Mapas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) mostram um alto índice de radiação ultravioleta atuando sobre o estado nos últimos dias. Nesta quinta-feira (5) pode chegar a 13 em algumas regiões, o que é considerado extremo.

De acordo com o meteorologista Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia do Grupo RBS, o céu limpo e o sol fazem com que os índices aumentem naturalmente, principalmente nesta época do ano.

A dermatologista Taciana Dal' Forno sugere que, além do filtro solar necessariamente com proteção também para UVA, que é o raio que penetra profundamente na pele, sejam usados acessórios como chapéus, bonés e lenços. "Não importa o horário, o UVA sempre age", alerta. Ainda de acordo com a especialista, não é exagero trocar o guarda-sol pela barraca na beira da praia. "A areia reflete 25% dos raios, enquanto a água 10%. Por isso que a pele pode queimar mesmo à sombra", explica.

O tempo nublado pode enganar. De acordo com a dermatologista, se uma pessoa está na beira da praia e não tem sol, ela está recebendo, mesmo assim, cerca de 70% dos raios. "Tem que se proteger sempre, mesmo pessoas com pele mais escura", diz.

A exposição sem proteção e por longo tempo pode causar problemas de envelhecimento, aparecimento de manchas na pele e até doenças mais graves, como o câncer. Por mais que seja de conhecimento geral, Taciana Dal' Forno lembra que o melhor é evitar os horários entre 10h e 16h ao sol.

A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul é que o tempo seco permaneça, com sol e calor na maioria das regiões.
Mapa da radiação ultravioleta aponta índices 12 e 13 no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/CPTEC/INPE)Mapa da radiação ultravioleta aponta índices 12 e 13 no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/CPTEC/INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário