MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Déficit de médicos em MT prejudica o atendimento na rede pública, diz CRM

 

Mato Grosso tem 2,3 médicos a cada mil habitantes, segundo o Ipea.
CRM vai montar força-tarefa para ir até cidade com pior IDH da saúde em MT.

Do G1 MT
O déficit de médicos especialistas é um dos grandes problemas na saúde pública em Mato Grosso, avaliou o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), o pediatra Arlan Azevedo, ao comentar a pesquisa que revelou que o estado tem uma das seis piores proporções de médicos por habitantes do país.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta semana a pesquisa “A Presença do Estado no Brasil”, na qual analisa uma série de indicadores sociais como a saúde. De acordo com o estudo, Mato Grosso tem 2,3 médicos a cada mil habitantes ficando abaixo da média nacional (3,1 profissionais por mil habitantes).
Para o vice-presidente do CRM, o número de médicos por mil habitantes no estado não é muito preocupante por estar próximo da média nacional. No entanto, na opinião dele, o atual quadro de profissionais qualificados é preocupante. “Existem muitas cidades de Mato Grosso onde a saúde está totalmente defasada de profissionais especialistas. Na atualidade, o estado é mais carente de pediatras”, frisou. Porém, ele não considera que a falta de qualificação seja devido a problemas no ensino.
Saúde pública em criseAinda conforme o representante do CRM, o estado tem pouco mais de 3,6 mil médicos atendendo a rede pública de saúde. Contudo, 49% destes profissionais estão concentrados em Cuiabá e Várzea Grande – duas maiores cidades -, o que representa aproximadamente 1,7 mil médicos atuando somente na região metropolitana.

Arlan Azevedo citou, por exemplo, a cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, que é hoje o município que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na saúde. Diante desta situação, o CRM deve montar uma força-tarefa para tentar apontar os problemas e propor sugestões para melhorar o atendimento à população do município.

Além da quantidade de médicos por mil habitantes, a pesquisa abordou também a quantidade de leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. De acordo com a pesquisa, o estado tem no total 4.857 leitos enquanto São Paulo, o primeiro colocado da lista, aparece com 60.204 leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário