MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Defensoria quer proibir bebida infantil em formato que lembra espumante

 

Cereser diz estar analisando recomendação para tirar produto do mercado.
Para defensor, embalagem induz crianças ao consumo de bebidas restritas.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
A Defensoria Pública de São Paulo quer que a fabricante de bebidas Cereser retire do mercado a 'Disney Spunch'. O produto gaseificado destinado a crianças é feito a partir de suco de morango e não contém álcool. Mas, para o órgão público, o produto fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor em razão da sua embalagem ter um formato semelhante ao de um espumante, com direito a rolha.
“Trata-se de uma abordagem mercadológica irresponsável. Usa-se uma visão lúdica para promover um comportamento adulto nas crianças e estimular propostas de consumo que não são das mais saudáveis”, disse ao G1 o defensor público Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria, que, no dia 27 de dezembro, enviou recomendação à fabricante da bebida, pedindo a retirada de circulação da 'Disney Spunch'.
Em nota, a Cereser informou que o ofício encaminhado pela defensoria "está sendo analisado pelo seu departamento jurídico, a fim de definir a posição a ser adotada". A empresa disse que apresentará a sua defesa até sexta-feira (14), dentro do prazo estipulado.
A defensoria diz irá avaliar eventuais medidas cabíveis, após receber a resposta da Cereser.
Parceria entre Cereser e Disney
A bebida, cujas embalagens de 660 ml são decoradas com os personagens de Carros, Mickey e Princesas da Disney, é uma parceria da Cereser com a Disney. Procurada pelo G1, a Disney ainda não comentou o caso.
O site criado para promover a 'Disney Spunch' foi tirado do ar no começo do ano. Segundo a assessoria de comunicação da Cereser, a página foi retirada após expirar o contrato de licenciamento com a Disney. No material de divulgação da bebida, o produto era anunciado como "desenvolvido especialmente para a garotada brindar momentos especiais de forma saudável e lúdica".
Para Medeiros, o uso de embalagens semelhantes às de bebidas alcoólicas como estratégia de marketing pode induzir crianças e adolescentes ao consumo de bebidas restritas. "Esse tipo de estratégia de marketing se aproveita da condição mais vulnerável da criança e do adolescente para impor uma cultura adultocêntrica e estimular o consumo de álcool", diz o defensor.
Se antecipando a possíveis críticas da recomendação da defensoria, Medeiros diz que não se trata de um exagero e lembra que cigarros de chocolate saíram de circulação há algum tempo sob a mesma justificativa. "Tenho consciência de que estamos correndo contra a maré, porque a bebida alcoólica é um hábito consolidado da sociedade, mas a defensoria precisa agir de forma preventiva, pois nem sempre a visão do adulto é a mais coerente e a que melhor protege os direitos das crianças", diz.
O defensor informou que também está encaminhando um ofício para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Minsitério da Justiça, solicitando medidas administrativas contra a empresa por suposta publiciddae abusiva.
Segundo Medeiros, o objetivo é garantir que produtos similares e práticas semelhantes não venham a se repetir no mercado.

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