MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Cuidados para as futuras mães evitarem a depressão pós parto

 

As mães apresentam, irritação, choro e rejeição ao bebê.
É importante o equilíbrio da família nesta momento difícil.

Lynne Aranha Do G1 Itapetininga e Região
Irritação, choro, raiva, e rejeição ao bebê, são sintomas da depressão pós parto. Esta que afeta mulheres após terem dado a luz a um bebê, sentem mal, rejeição, e em alguns casos não conseguem nem pegar a criança no colo.
“ A mãe tem aversão, não consegue segurar e nem amamentar; sofrem choram e mudam de comportamento”, explica psicóloga Márcia dos Reis Fagundes. Ela relata que as mães sabem que o bebê é o centro das atenções, mas se sentem fragilizadas e carentes de atenção dos familiares e amigos.
A psicóloga destaca que é de extrema importância a presença do esposo e da família apoiando e não deixando que falte carinho tanto a mãe quanto ao bebê. O G1 conversou com uma mãe de Itapetininga, interior de São Paulo, que não quis se identificar, mas relatou o que passou durante 1 ano após o nascimento do seu bebê.
Ela relata, que após o nascimento do seu filho, só chorava demais. “ Chorei muito, falava que não queria mais ter filhos, que não recomendava a ninguém e que ser mãe era horrível”, conta.
A mãe ainda fala que se sentia numa situação de arrependimento de ter colocado aquela criança no mundo. E só foi perceber que era depressão, após um ano, quando começou a melhor com o apoio da família sempre ao lado. “Cheguei a engorda 20 quilos depois que tive meu filho, descontava toda a minha depressão na comida”, descreve a mãe.
Márcia conta que a depressão pós-parto, assim como a maioria dos transtornos psicológicos, tem como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais. “Caso a mãe já apresente depressão antes do parto é provável que ocorra seu agravamento”, afirma. Além disso as grandes alterações hormonais durante a gravidez e a diminuição após o parto são um dos principais responsáveis.
“É necessário um acompanhamento psicológico para que essa mãe se dedica a esse dom maravilhoso que Deus deu a ela”, conta. Uma alimentação adequada, rica em Omega 3 e sais minerais, e exercícios também são importantes para melhorar o humor e a saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário