MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Crédito ao consumidor deve manter evolução em 2012, diz Serasa

 

Ritmo, contudo, será um pouco mais lento do que foi verificado em 2011.
Indicador de perspectiva do crédito recuou 0,2% em novembro.

Do G1, em São Paulo
As concessões de crédito aos consumidores deverão continuar evoluindo em 2012, porém num ritmo um pouco mais lento do que foi verificado em 2011, aponta nesta quarta-feira (4) a Serasa Experian.

O indicador de perspectiva do crédito ao consumidor recuou 0,2% em novembro, atingindo o patamar de 101,2. Apesar do recuo, o indicador prevalece acima do nível 100, o que mostra a tendência de continuidade da oferta de crédito.

“Se, por um lado, o governo vem tentando estimular o consumo via crédito com reduções de juros, reversão das medidas macroprudenciais e isenções tributárias, por outro lado, o consumidor, pelo forte crescimento verificado no crédito nestes últimos anos, encontra-se mais endividado”, avaliam os economistas da Serasa, em nota. O cenário limita o impacto das medidas pró-consumo, colocando um crédito ao consumidor numa trajetória moderada de expansão, observam.

EmpresasO indicador de perspectiva do crédito às empresas cresceu 0,1% em novembro de 2011, atingindo o valor de 99,3. Foi a primeira variação positiva em 12 meses, sinalizando que o ritmo de concessões de crédito às empresas poderá voltar a se acelerar antes do final do primeiro semestre de 2012, diz a Serasa.

“O alívio das condições monetárias deverá contribuir para a retomada de uma trajetória de crescimento mais acelerado da economia brasileira em 2012, comparativamente ao que foi observado no segundo semestre de 2011, favorecendo a busca por crédito por parte as empresas”, diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário