MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Consórcio espanhol apresenta carro elétrico que 'encolhe' para estacionar

‘Hiriko’ deve custar cerca de 12,5 mil euros e é previsto para 2013.
O projeto foi mostrado à Comissão Europeia como transporte alternativo.

Do G1, com informações da Associated Press

Presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso, à direita, e Jesus Echave, presidente do consórcio Hiriko-Afypaida (Foto: Yves Logghe/AP)Presidente da Comissão Européia José Manuel
Barroso, à direita, e Jesus Echave, presidente do
consórcio Hiriko-Afypaida (Foto: Yves Logghe/AP)
O primeiro protótipo elétrico do consórcio empresarial espanhol Hiriko-Afypaida foi apresentado nesta terça-feira (24) na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. O carro-conceito chamado de Hiriko é mostrado como uma solução em larga escala para desafios sociais como transporte urbano, poluição e criação de emprego. Segundo a empresa, ele se dobra para facilitar o estacionamento.
Veja vídeo no site da empresa que demonstra como o carro 'encolhe'
Estiveram presentes no evento o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o presidente do consórcio, Jesus Echave.
O modelo deve começar a ser vendido no ano que vem para serviços de mobilidade, como o que já existe em Paris (França), e também para o público em geral.
Poucos detalhes foram divulgados sobre o carro elétrico, no entanto, o consórcio informou que o automóvel de 2 lugares tem motor nas quatro rodas e pesa 730 kg. O Hiriko vai custar cerca de 12,5 mil euros (R$ 28.557,50, na cotação desta terça-feira).
carro elétrico comissão europeia hiriko (Foto: Divulgação)Desenho mostra o carro em tamanho normal e. à dir., dobrado para estacionar (Foto: Divulgação)
Para a concretização do projeto, o consórcio contou ainda com o governo espanhol e o renomado laboratório norte-americano MIT Media Lab.
O projeto é encabeçado pelo engenheiro Armando Gaspar, que presidiu o centro industrial da alemã Daimler na Espanha entre 2004 e 2007. O protótipo deverá ser homologado em julho para possibilitar a produção em 2013, em uma fábrica em Vitoria-Gasteiz, na Espanha. Para isso, testes serão realizados nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com a companhia, a operação vai gerar 800 postos de trabalho na planta.
carro elétrico comissão europeia hiriko (Foto: Dirk Waem/AFP)Hiriko vai custar cerca de 12,5 mil euros, cerca de R$ 28,5 mil (Foto: Dirk Waem/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário