MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Conheça os cuidados necessários ao iniciar uma atividade física


Período de férias aumenta a procura por academias e prática de esportes.
Mas a busca por resultados rápidos pode acarretar problemas.

Do G1 Bauru e Marília
Para quem já pratica exercícios, os resultados são mais rápidos. (Reprodução TV Tem)Para quem já pratica exercícios, os resultados são
mais rápidos. (Reprodução TV Tem)
O aumento da procura pelas academias no começo do ano é muito grande. As promessas de final de ano e o desejo de estar com o corpo em forma para passar o carnaval e o verão na praia são fatores que pesam nesse período, mas é preciso ter cuidado.
Segundo Greyce Camargo, personal trainer, “as pessoas querem resultado em um mês, o que é impossível de conseguir”, afirma. Ela destaca que os cuidados devem ser individuais e que acelerar o processo para alcançar resultados não é adequado para todos os casos.
“Para as pessoas que já treinam ou já praticam algum exercício, as metas podem ser atingidas em menos tempo, um aumento na carga de exercícios pode ajudar sem prejudicar a saúde da pessoa”, afirma.
Acompanhamento profissional
Por outro lado, Greyce alerta: quem tem excesso de peso ou é sedentário precisa passar por um treino adaptativo. Por isso é importante o acompanhamento profissional. Exercícios que envolvam água, como a hidroginástica, ou o uso de aparelhos com menor impacto são as melhores opções nesses casos.
Quando a pessoa acabou de passar por uma lesão e ainda está se recuperando, os exercícios também são permitidos. O educador físico saberá focar as atividades onde não há problema. “Por exemplo, se a pessoa lesionou o joelho, os exercícios nos membros superiores não precisam ser mudados. A adaptação depende da lesão” completa.
Equilíbrio
O professor Alexandre Fiorelli, fisioterapeuta e coordenador do curso de Especialização em Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia da USC em Bauru, no interior de São Paulo, afirma que as pessoas sedentárias ou que estão iniciando a prática de uma atividade física, ou até mesmo voltando depois de um determinado período, precisam respeitar o corpo e esperar que ele se readapte aos impactos.
“O equilíbrio é muito importante e a intensidade dos exercícios deve ser mais leve. As lesões podem aparecer com mais frequência nos indivíduos que querem iniciar o processo de maneira mais acelerada”, completa. A idade e a biomecânica de cada um também devem ser levadas em consideração.
Os principais problemas que podem aparecer são as dores e lesões musculares e articulares. “Estiramentos, contraturas na musculatura, dores de sobrecarga que envolvam as articulações ou lesão por mecanismo traumático, por exemplo, as torções acidentais, são alguns dos casos”, completa Alexandre Fiorelli.
As lesões podem também podem acontecer devido à perda sensório-motora, ou seja, quando a pessoa ainda não tem habilidade ao iniciar uma atividade física e acaba se lesionando ao errar o movimento em um aparelho de academia ou até praticando um esporte.
Lesões nos ombros
Segundo dados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, os esportes de verão são responsáveis por um aumento de 20 a 30% nas consultas médicas com ortopedista. As lesões mais frequentes são nos ombros e membros superiores.
Esportes como natação, voleibol e frescobol, mais praticados durante o verão, podem comprometer estruturas do ombro compostas por tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam a região. A falta de preparo e o exagero de determinadas atividades podem acarretar em inflamações e lesões mais graves. Por isso fique atento.
Cuidados
Confira algumas dicas dos profissionais para melhorar o desempenho e evitar lesões:
- Não se esqueça de fazer um alongamento antes de começar as atividades;
- Faça um aquecimento: pode ser uma caminhada ou uma corrida leve;
- Treine sempre com o peso adequado;
- Nunca treine sozinho, procure sempre um acompanhamento profissional;
- Use tênis e roupas específicos para o treinamento, eles fazem diferença;
- Cada pessoa tem um tempo, respeite o seu;
O fisioterapeuta Alexandre Fiorelli ainda afirma que “a atividade física é muito importante e gera uma série de benefícios para o corpo, mas deve ser feita com cautela para que não acarrete problemas posteriores”.
No verão, aumenta a procura por academias (reprodução TV Tem)No verão, aumenta a procura por academias (reprodução TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário