MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conab divulga previsão de queda para a safra brasileira de grãos

 

Problemas climáticos reduziram as expectativas.
Seca no Sul do país fez cair a produção prevista pelo órgão.

Do Globo Rural
A produção nacional deve ficar em 158,446 milhões de toneladas, 2,8% a menos do que a safra 2010/2011.
Os produtos que mais contribuem para essa queda são a soja, com 71,751 milhões de toneladas, queda de 4,7%, e o arroz, com 11,462 milhões, redução de 15,8% sobre a produção da safra anterior. O principal fator da queda na produção é o fenômeno La Niña, que levou a seca para os estados do Sul do país.
Os números podem diminuir ainda mais porque o levantamento foi feito entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2011 e de lá para cá, a estiagem continuou prejudicando as lavouras.
O Ministério da Agricultura está preocupado com a oferta de produtos, mas garante que não vai haver problemas de abastecimento interno.
A produção de grãos só não vai ser menor porque os estados do Centro-Oeste devem colher uma boa safra. Lá, a estiagem não prejudicou as lavouras.
Em Goiás, a área cultivada com o milho cresceu 34% em comparação com 2011. As lavouras estão se desenvolvendo bem e a estimativa é que a produção de milho primeira safra fiquem em 3,9 milhões de toneladas, 28% a mais que em 2011. Parte do crescimento se deu sobre áreas de soja, o grão perdeu área e a safra deve cair 5,4%.
Mas se no Centro-Oeste a safra de grãos deve crescer, no Sul, a situação é inversa. A redução na produção de soja é de quase 14% na soma dos três estados.
O Paraná, maior produtor de soja da região Sul, teve redução de área de 4,2%. Além disso, o clima está castigando as lavouras e a queda prevista na produção é de 14,4%, segundo a CONAB.
Jovir Vicentini Esser, economista do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Paraná, fala sobre a redução na safra por causa do clima. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.
No Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de soja da região Sul do país, a estiagem também prejudicou o rendimento das lavouras de soja. A produção estimada é de 10 milhões de toneladas, 13% menos que em 2011.
IBGEAlém da Conab, o IBGE também divulgou uma nova estimativa para a safra de grãos. Os números são um pouco mais otimistas. A safra pode chegar a 160,3 milhões de toneladas, aumento de 0,3% em relação à safra de 2011.
O IBGE, assim como a Conab, reconhece que haverá perdas no Rio Grande do Sul, mas o instituto acredita que essas reduções devem ser compensadas pelo aumento da safra em outras regiões, como o Centro-Oeste e o Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário