MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Com mudanças, carnaval do Rio terá 425 blocos de rua

 

Número é inferior ao do carnaval de 2011, que teve 476 blocos.
Maior concentração será na Zona Sul, com 145 blocos.

Do G1 RJ
Carnaval de rua de 2011 (Foto: Bernardo Tabak/G1)Carnaval de rua lotou as ruas da cidade em 2011
(Foto: Bernardo Tabak/G1)
A Riotur autorizou que 425 blocos de rua desfilem no carnaval 2012 no Rio de Janeiro. Ao todo, 476 blocos se inscreveram. A maior concentração será na Zona Sul, com 145 blocos. A lista com os blocos foi publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial.
No Centro, serão 76 e na Zona Norte, 63. Na Barra da Tijuca, 44 blocos foram autorizados a percorrer as ruas do bairro. Na Zona Oeste, serão 32, e na Ilha do Governador, 22. A Riotur autorizou ainda 43 blocos na região da Grande Tijuca.
Mudanças nos blocos
Há mudanças em relação a anos anteriores. Blocos como o Sargento Pimenta e o Bangalafumenga, que passavam por ruas mais estreitas da Zona Sul, passam a desfilar no Aterro do Flamengo. Acostumado a Botafogo, o Bloco Cru vai passar a sair na Praça XV, no Centro.
No site Rio Guia Oficial, da prefeitura, serão divulgadas todas as informações a respeito do carnaval de rua, para que o morador também possa se programar e saber com antecedência em qual dia e a que horas vai haver desfile no seu bairro. A lista com os chamados "blocos de enredo", como o Cacique de Ramos e Bafo da Onça, ainda será divulgada, segundo a Riotur.

De acordo com a Riotur, a secretaria, em conjunto com as subprefeituras, Guarda Municipal, CET-Rio e Comlurb, avaliou caso a caso todas as solicitações de desfile a partir das informações prestadas pelos próprios blocos e observando os carnavais anteriores, levando em consideração o número estimado de componentes e capacidade de cada bairro.
“A Riotur já havia anunciado que não seriam permitidos desfiles de blocos novos na Zona Sul, e isto já se refletiu no número de solicitações, que já foram inferiores a do ano de 2011. Mesmo assim, tivemos que cortar e remanejar alguns blocos, devido a grande concentração nesta área da cidade”, explica o Secretario Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Riotur autorizou desfile de 44 blocos na Barra  (Foto: Raphael Braga / Divulgação Riotur)Riotur autorizou desfile de 44 blocos na Barra
(Foto: Raphael Braga / Divulgação Riotur)
Leblon sofreu adequações
O bairro que mais sofreu adequações foi o Leblon, na Zona Sul, que, de 20 desfiles em 2011, passa a ter 13 este ano. Em algumas regiões também houve uma diminuição do número de desfiles, obedecendo ao critério de antiguidade, percurso escolhido e logística, além da própria adequação do transporte dos bairros, já que alguns chegaram a ter quatro dias de cortejo no último carnaval.
“Os próprios blocos entenderam que não poderiam ter três ou quatro desfiles no mesmo bairro, a não ser no caso de blocos ou bandas com muitos anos de tradição, como é o caso da Banda de Ipanema e do Simpatia Quase Amor, que historicamente desfilam 3 e 2 vezes, respectivamente. Houve uma conversa prévia com cada bloco e, avaliando a questão geográfica, procuramos remanejar alguns que já haviam excedido a capacidade dos bairros. Temos a certeza de que vamos ter um carnaval muito melhor, com mais infraestrutura e atendendo aos moradores e foliões”, explicou o secretário Antonio Pedro.
No carnaval de 2012 a Prefeitura do Rio vai disponibilizar 15 mil posições de banheiros, 80 UTIs móveis e mil orientadores de trânsito. De acordo com o secretário, as campanhas para não fazer xixi na rua continuarão neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário