MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chuva provoca reflexo na pecuária leiteira da Zona da Mata mineira

 

Condição das estradas vicinais prejudica escoamento.
Alternativa é negociar com laticínios próximos às propriedades.

Do Globo Rural
Muriaé, na Zona da Mata mineira, produz 100 mil litros de leite por dia. São dois mil produtores, todos, segundo o sindicato da categoria, foram atingidos pelas fortes chuvas de 2011.
Nas estradas, o cenário é de muita lama. Pontes foram interditadas e o trator é utilizado o dia inteiro para liberar o tráfego.
Uma ponte local ficou interditada por quatro dias por causa da chuva e a estrada que dá acesso à zona rural virou uma espécie de rio.
Na propriedade de Roberto Carvalho, a enchente invadiu a casa e o estábulo. As marcas da água estão em diversas paredes e no matagal. Roberto conta que o tanque de expansão chegou a boiar, o que impossibilitou a coleta e o armazenamento do leite. A produção de 400 litros diários reduziu em 40%. O produtor rural ficou cinco dias sem fazer a ordenha.
Em um laticínio com média de captação de 20 mil litros de leite por dia, os números foram prejudicados em 15% na primeira semana de 2012. A empresa recebe o leite de 800 produtores. Houve dia em que os caminhões não conseguiram chegar às propriedades rurais, um risco grande do leite azedar e um custo a mais com a manutenção dos veículos.
A região da Zona da Mata mineira é uma das mais afetadas pelas chuvas no estado. Dos 116 municípios que declararam situação de emergência até agora, 44 fazem parte da região.
Antônio Domingues de Souza, coordenador técnico da Emater, fala sobre a situação da produção leiteira de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário