MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Chuva interfere na qualidade e quantidade de amendoim em SP

 

Falta pouco para terminar a colheita na região centro-oeste.
Na reta final, agricultores torcem para que a chuva tenha mais regularidade.

Do Globo Rural
Depois de um mês de seca, uma chuva rápida trouxe alívio para os produtores de amendoim. “Nós estávamos com um veranico muito grande e a planta estava estressada, precisando de umidade no solo para desenvolvimento da vagem. A chuva que veio nos últimos dias ajudou muito”, conta o produtor Carlos Alberto Mantovani.
A chuva chegou um pouco tarde, já perto da colheita e atrasou o desenvolvimento da planta. Nesta época, o pé já deveria ter pelo menos 25 vagens, mas apenas 15 estão ainda em fase de formação.
"Para reverter a situação, o negócio é rezar bastante para que a chuva venha novamente porque já está na hora. O ano passado, nessa época, tinha muita chuva. Outra opção seria fazer irrigação, mas torna-se inviável porque aumenta o custo de produção da cultura e dá prejuízo", explica Jorge Gonçalves Dias, engenheiro agrônomo.
Os mais de 100 produtores da região não estão acostumados com a mudança no clima. Como no ano passado a safra foi boa e a saca de amendoim chegou a ser vendida a R$ 35, a maioria aumentou a área plantada em pelo menos 10%.
São Paulo é o maior produtor nacional de amendoim. O município de Tupã tem 50 mil hectares plantados. A principal cultura da cidade é responsável por 30% da produção do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário