MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ceará é o terceiro estado com menor número de médicos do SUS, diz Ipea

 

Tocantins e Ceará têm 2,2 médicos para cada 1.000 habitantes.
Ceará é o quinto do Brasil que mais recebe benefícios sociais.

André Teixeira Do G1 CE
De acordo com Ipea, Ceará tem 2,2 médicos atendendo pelo SUS a cada mil habitantes. (Foto: Agência Diário)De acordo com Ipea, Ceará tem 2,2 médicos atendendo pelo SUS a cada mil habitantes. (Foto: Agência Diário)
O Ceará é o terceiro estado do Brasil com a menor taxa de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao número de habitantes, de acordo com o estudo "Presença do Estado no Brasil", realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Segundo o estudo, para cada 1.000 habitantes do Ceará há 2,2 médicos do SUS em atividade. O estado de Tocantins também está em terceiro lugar, com a taxa de 2,2. Nesse quesito, a média cearense fica abaixo do índice do Nordeste (2,4 médicos para cada mil habitantes) e do Brasil (3,1).
O Maranhão, na região Nordeste, tem o índice mais baixo do país, 1,3 médicos para cada mil habitante. Sergipe lidera o ranking com 4,2 profissionais para mil pessoas. Quanto ao número de leitos em hospitais públicos, o Ceará é o sétimo estado do ranking, com 14.810 leitos. São Paulo possui o maior número de leitos (60.204) e Roraima, o menor (822).
Educação
Ainda de acordo com o estudo Presença do Estado no Brasil, o Ceará se destaca positivamento na frequência escolar no ensino fundamental. De acordo com o Ipea, os alunos de escolas públicas do Ceará entre 6 e 14 anos compareceram a 93,5% das aulas em 2009, último ano da pesquisa. Somente Mato Grosso do Sul fica acima do Ceará, com taxa de frequência de 94,4%. Paraná tem o índice mais baixo nesse quesito, com 87,2%.
Já no ensino médio, Ceará tem o décimo pior índice de frequência escolar entre as 27 unidades federais do Brasil. Segundo o Ipea, em 2009, os alunos cearenses de escolas públicas do ensino médio compareceram a 40,2% das aulas. Distrito Federal lidera o ranking com 68,8% e Roraima na posição mais baixa, com 31,6%.
De acordo com o Ipea, a evasão escolar está relacionada à taxa de reprovação nas escolas públicas. O estudo revela também que o Ceará é o sexto do estado do Brasil com maior número de escolas públicas (com 11.895 unidades) e o sétimo com maior número de professores (92.981 professores).
Assistência social
Ainda conforme o estudo do Ipea, Ceará é o quinto estado no ranking de população que recebe benefícios sociais de governos municipal, estadual ou federal. O Ipea considera benefício social programas assistenciais de distribuição de renda como o Bolsa Família e a previdência social.
No Ceará mais de um milhão de pessoas recebem esse tipo de benefício. Em números absolutos, somente Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Bahia têm mais beneficiados que o Ceará. Em todo o Brasil, foi distribuído R$ 1,6 bilhão em assistência social em 2011, segundo o Ipea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário