MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Calçadistas apostam no básico com brilhos e estampas de animais

 

Calçados de mais valor agregado são ‘armas’ contra produtos chineses.
Veja as novidades da Couromoda, que vai até quinta-feira, em São Paulo.

Ligia Guimarães Do G1, em São Paulo
Sapatos para o dia a dia com brilho e estampas de pele de animais estão entre as mais fortes apostas do setor calçadista para conquistar o consumidor na coleção outono/inverno e aumentar as vendas em 2012.
Na Couromoda, evento do setor que começou nesta segunda-feira (16) em São Paulo e mostra o que estará nas prateleiras a partir de fevereiro e março, o glamour do glitter dourado e prateado aparece em modelos mais básicos como sapatilhas, oxfords e os slippers, tipos de mocassins inspirados nas pantufas da realeza e que ganharam espaço depois de serem lançados pela grife Alexander McQueen no verão europeu.
Slippers, mocassins inspirados na realeza, são aposta dos fabricantes para o outono/inverno (Foto: Ligia Guimarães/G1)Slippers, mocassins inspirados na realeza, são aposta dos fabricantes para o outono/inverno (Foto: Ligia Guimarães/G1)
O setor calçadista luta para combater os produtos chineses e, no ano passado, amargou queda de cerca de 10% na produção, de acordo com a Abicalçados.
Valor agregado
Aliar moda e mais valor agregado aos calçados é a arma encontrada pelo setor para combater a concorrência dos preços chineses, de acordo com a estilista Rafaela Furlanetto, da Masiero, que marca gaúcha que produz 3,5 mil pares por dia em sua fábrica em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.
Dourado e prateado nas coleções da Masiero. (Foto: Ligia Guimarães/G1)Dourado e prateado nas coleções da Masiero. (Foto: Ligia Guimarães/G1)
“Tem que ter valor agregado, identidade, cada vez mais diferencial. Não tem como competir por preço, é impossível”, diz Rafaela, que avalia que interpretar tendências da moda e trazê-las para o Brasil é um dos diferenciais para agradar o mercado interno, que representa 70% das vendas da marca, contra a produção asiática.
“Hoje ninguém precisa sair de casa para saber o que é moda, o que a Prada lançou, o que é moda na Europa”, diz a estilista, que espera que a coleção outono/inverno ajude a esquentar as vendas, que decepcionaram desde o Natal. “A própria feira está bem mais fraca do que nos outros anos”.
A Picadilly, que sempre investiu em calçados confortáveis como carros-chefes da marca, descobriu há dois anos que produtos mais sofisticados são mais difíceis de copiar e, de lá para cá, começou a mudar o perfil da marca – com isso, aumentando em cerca de 20% o preço médio dos produtos vendidos, segundo Cristine Nogueira, diretora de marketing da marca.
Cristine, da Picadilly, mostra a coleção antiga e a aposta mais recente da marca: mais moda e valor agregado. (Foto: Ligia Guimarães/G1)Cristine, da Picadilly, mostra a coleção antiga e a aposta mais recente da marca: mais moda e valor agregado. (Foto: Ligia Guimarães/G1)
Além do brilho, as peças que estarão nas prateleiras em março têm a forte presença do nobuk, material que há até pouco tempo era tinha menos espaço nas coleções da Picadilly.
“A grande questão é a diferenciação; foi a concorrência chinesa também que motivou essa mudança de estratégia. Não significa aumento de preço, é mudança de perfil de produto mesmo”, garante a executiva. “A cada coleção uma pitadinha mais de moda. A gente não deixa de atender a nossa cliente que já consumia Picadilly, mas atende a mais jovem também, que gosta de moda”, diz.
Estampas que imitam a pele de animais, ou animal print, são tendência para a coleção outono/inverno de sapatos. (Foto: Ligia Guimarães/G1)Estampas que imitam a pele de animais, ou animal print, são tendência para a coleção outono/inverno de sapatos. (Foto: Ligia Guimarães/G1)
Para criançasA marca infantil Tiptoe, de Birigui (SP) levou o brilho até para as peças infantis, como tênis. A preocupação com sustentabilidade também é usada como argumento para atrair o consumidor: no caso do Grupo Kidy, quem comprar o tênis da linha Ecokidy poderá devolver o produto quando não servir mais na criança e ganhar um vale de R$ 10 para comprar um tênis novo da mesma linha. Os tênis devolvidos, diz a fabricante, serão reciclados e utilizados para fabricar novos itens da linha.
Tênis pode ser devolvido e, reciclado, é usado na fabricação do mesmo modelo (Foto: Ligia Guimarães/G1)Tênis pode ser devolvido e, reciclado, é usado na fabricação do mesmo modelo (Foto: Ligia Guimarães/G1)
ServiçoCouromoda
De 16 a 18/1, das 10h às 20h, e 19/1, das 10h às 17h
Local: Pavilhão do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo

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