MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Burro albino vira motivo de curiosidade em São Paulo

 

Animal precisa de cuidados especiais e ser mantido longe do sol.
Pele despigmentada é bastante sensível.

Do Globo Rural
Em Promissão, interior de São Paulo, é na sombra de alguma árvore que Xodó passa a maior parte do dia, cuidado que o domador Tadeu Andrade toma porque já percebeu que o sol forte incomoda o animal. "Tem que tomar muito cuidado porque ele não aguenta sol muito quente. A pele do animal é muito sensível", diz.
Apesar do tratamento diferenciado, dá para reparar que as orelhas do burro estão com feridas. Elas descascaram por causa do sol.
Todo o pêlo do corpo e cascos são brancos, em algumas partes dá para ver até a pele rosada. O curioso é que apenas os olhos são escuros.
A geração de um animal como esse só é possível quando a mãe, uma égua palusa, e o pai possuem algum gene albino. "O animal tem o gene recessivo para albinismo. Os pais têm o gene e quando se uniram manifestaram o albinismo. De quatro crias, em uma pode nascer um animal albino. Os genes podem não manifestar nos pais, mas na união deles", explica o veterinário Paulo Roberto Pinto.
O veterinário conta ainda que é fundamental evitar o sol para garantir a longevidade do animal, que pode viver até 50 anos. "A pele despigmentada não produz melanina, que é a proteção contra os raios ultravioletas do sol. São animais que tem uma propensão muito grande de adquirir câncer de pele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário