MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasil tem média de 3,1 médicos do SUS por cada mil habitantes, diz Ipea

 

Sergipe apresenta 4,2 médicos por cada mil habitantes, e Maranhão, 1,3.
Região foi a que teve mais assistência do Bolsa Família em dezembro.

Do G1, em São Paulo
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na manhã desta terça-feira (10) uma nova pesquisa que analisou a situação do Estado em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, previdência social e trabalho.
De acordo com o relatório "Comunicado n° 129: Presença do Estado no Brasil: federação, suas unidades e municipalidades", o Brasil tem uma média de 3,1 médicos que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) por cada mil habitantes. O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou em novembro de 2011 levantamento que aponta um índice de 1,95 médico por cada grupo de mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que é ideal é de um profissional para cada mil habitantes.
Estudo do Ipea do SUS no Brasil (Foto: Arte G1)
De acordo com o Ipea, nas regiões Sul e Sudeste essa média é de 3,7, enquanto no Norte e Nordeste são inferiores (1,9 e 2,4 respectivamente). No Nordeste estão os estados que apresentam o maior e o menor índice: a relação no Maranhão é de 1,3, enquanto em Sergipe é de 4,2.
O levantamento também aponta que o número de leitos de internação pelo SUS em 2011 foi de 330.641. A distribuição regional ficou assim: Norte concentra 7,4% do total; Nordeste, 30,1%; Sudeste, 38,7%; Sul, 16,1%; e Centro-Oeste, 7,8%. São Paulo detém 18% do total de leitos, enquanto o Acre tem apenas 0,25%.
Bolsa Família, educação e cultura
O comunicado do Ipea também ilustra a distribuição, por região e unidades da federação, do Programa Bolsa Família em dezembro de 2011. No mês mesmo do último ano foram pagos 13,35 milhões de benefícios às famílias brasileiras, o que representa mais de R$ 1,6 bilhão. Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará receberam mais de um milhão de benefícios.
Gráfico do Ipea sobre o Bolsa Família em 2011 (Foto: Arte G1)
Sobre a educação no Brasil, o  estudo mostrou que Rondônia é o estado que aparece com pior índice de frequência de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio, com 31,6%. Já no Distrito Federal a taxa é bem maior, chegando a 68,8%.
Em relação ao nível de qualificação dos professores pelo Brasil, 51% dos professores de ensino fundamental da Região Norte têm formação superior, enquanto no Sul esse percentual é de 82%. Em estados como Roraima, Maranhão e Bahia não se atinge os 40%. Apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal a proporção ultrapassa os 80%.
No campo cultural, o Brasil tem 5.187 municípios com bibliotecas públicas, 4.824 com estádios/ginásios poliesportivos, 1.172 com salas de teatro e apenas 508 com cinemas.
Dessa forma, o acesso à cultura é reduzido em várias cidades do país: só 21% delas têm salas de teatro e espetáculo, e 23% têm museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário