MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

'Bombas' calóricas da praia podem acabar com a boa forma no verão

 

Lula frita, batida, cerveja e cachorro-quente podem ter juntos até 2 mil kcal.
Ideal é levar isopor com alimentos saudáveis e se hidratar o tempo todo.

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo
Quiosque na praia de Trindade (RJ) (Foto: Carolina Lauriano/G1)Quiosque na praia de Trindade (RJ)
(Foto: Carolina Lauriano/G1)
Praia é lugar de diversão, banho de mar e de sol. Mas é também uma armadilha para quem quer manter a silhueta enxuta no verão. Isso porque, segundo os nutricionistas, ao passar o dia todo em atividades no calor, as pessoas sentem mais fome e perdem a conta do que ingerem.
Por exemplo, uma pequena porção de lula à milanesa (com cinco unidades), um copo de batida de frutas com leite condensado, um cachorro-quente com mostarda, catchup e maionese e uma lata de cerveja podem ter juntos até duas mil calorias -- ou seja, a quantidade média recomendada para um adulto em um dia inteiro.
Alimento e porçãoValor calórico (em kcal)
X-picanha com queijo, bacon, ovo frito e maionese1.090
Lula à milanesa - 5 unidades730
Cachorro-quente com mostarda, ketchup e maionese - 1 unidade média610
Batida de frutas com leite condensado - 1 copo (200 ml)505
X-burguer com maionese430
Batata frita - 1 pires420
Pastel sabor pizza - 1 unidade média (120 g)370
Tapioca de queijo - 1 unidade365
Açaí com 1 banana e 1 colher de sopa de granola355
Churros com doce de leite - 1 unidade média320

Caipirinha de cachaça com açúcar - 1 copo (200 ml)
 
300
Acarajé - 1 unidade280
Sanduíche natural (dois pães integrais, queijo, peito de peru, alface, tomate e cenoura)260
Picolé de chocolate com crosta de chocolate ou de casquinha industrializado250
Empada - 1 unidade (50 g)235
Biscoito de polvilho - ½ pacote (50 g)230
Casquinha de siri - 1 unidade210
Esfiha aberta de carne - 1 unidade (80 g)205
Espetinho de queijo coalho - 1 unidade média200
Milho verde cozido com manteiga - 1 unidade200
Caldo de cana - 1 copo (240 ml)200
Bolinho de bacalhau - 1 unidade (60 g)170
Cerveja - 1 lata (355 ml)155
Risole de queijo - 1 unidade (35 g)150
Raspadinha - 1 copo (200 ml)150
Cocada branca - 1 unidade média (50 g)140
Sorvete de flocos - 1 bola120
Camarão frito - 5 unidades médias115
Manjuba frita - 1 unidade75
Picolé de frutas60
Água de coco - 1 unidade (240 ml)60
Para não cair em tentação e ter que trocar o biquíni pelo maiô ou a sunga pelo calção na tentativa de esconder o corpo, a nutricionista Rosana Raele, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, diz que o ideal é levar uma lancheira ou isopor para a praia, com itens preparados por você mesmo.
"Essa embalagem pode conter frutas picadas (como maçã, pera e banana) ou salada de frutas, sanduíche natural – de preferência com pão integral e frango desfiado, atum ou queijo branco e peito de peru –, cookies e palitinhos integrais", enumera.
Uma boa dica para que a fruta não oxide e fique escura é pôr suco de laranja no potinho, ensina Rosana. Ela também destaca a importância de se hidratar bem, pois, ao suar no calor, as pessoas perdem mais líquido. Água de coco, sucos naturais e picolés de fruta são uma boa pedida, pois repõem a água e são de fácil digestão.
Cuidado com as criançasSegundo a pediatra Ana Escobar, do Instituto da Criança, quem tem filho pequeno deve redobrar os cuidados com a hidratação, principalmente se ele ficar muito tempo debaixo do sol brincando ou fazendo exercícios.
"O líquido eliminado na transpiração contém água e sais minerais, como cloro e sódio. Para repor essas substâncias, é bom tomar um copo de suco de frutas intercalado com um copo de água. Isotônicos também ajudam", recomenda a médica.

Compras na areiaPara quem prefere comprar algo na praia mesmo, a nutricionista pede atenção com alimentos vendidos em quiosques e barracas, que devem apresentar um padrão mínimo de higiene.
“Os funcionários precisam ter unhas curtas, cabelos presos e roupas limpas”, cita Rosana.
Se a bebida levar gelo, é preciso verificar se ele já vem em cubos. “Gelo em barra pode não ser feito com água filtrada”, alerta.
Além disso, a nutricionista pede cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, que aumentam a frequência de idas ao banheiro (com maior risco de desidratação) e o índice de afogamentos.

Alimentos a evitar
Queijos gordurosos, presunto e maionese devem passar longe da dieta na praia, não só porque são calóricos, mas também por dificultarem a digestão.
No caso da maionese e de molhos como o creme tártaro, há um perigo ainda maior: de salmonela, bactéria encontrada em ovos, leite e carnes de frango, pato ou peru. Esse micro-organismo pode causar diarreia, vômitos, desidratação e até levar à morte.
Trocas inteligentes, portanto, são sempre bem-vindas. Isso inclui tirar a manteiga do milho, o leite condensado da batida, a fritura do peixe e por aí vai.
Outros alimentos a serem evitados, para Ana Escobar, incluem as gorduras contidas em churros, linguicinha de porco, camarão e frutos-do-mar -- cujo cuidado deve ser redobrado para prevenir problemas como intoxicação alimentar.
"Para quem gosta de comer e já entrar no mar, um alerta: exercícios após a ingestão de alimentos prejudicam a digestão, porque nesse período o sangue fica concentrado no estômago. Se a pessoa nada ou se movimenta muito, ele se desloca para os músculos e há risco de congestão e vômito", explica a pediatra.
Praia lotada em Santos na segunda-feira (2) (Foto: Maurício de Souza/AE)Praia lotada em Santos, litoral sul de São Paulo, na segunda-feira (2) (Foto: Maurício de Souza/AE)
10 dicas de alimentação
1 – Não pule nenhuma refeição
2 – Tome café da manhã
3 – Fracione a dieta de 3h em 3h
4 – Consuma de 3 a 5 frutas por dia
5 – Faça pratos coloridos no almoço e no jantar
6 – Evite frituras, doces e salgadinhos
7 – Priorize os carboidratos integrais
8 – Coma devagar e mastigue bem os alimentos
9 – Escolha direito o que comer e prefira comida de verdade a lanches
10 – Tenha foco no seu objetivo
O líquido perdido na transpiração contém água e sais minerais, como cloro e sódio. Para repor essas substâncias, é bom tomar um copo de suco de frutas intercalado com um copo de água"
Pediatra
Ana Escobar
Praia x pele
O açúcar é o alimento que mais favorece a acne, por isso o churros é o pior de todos para a pele no verão, segundo a dermatologista Márcia Purceli, do Albert Einstein.
"Além disso, o sol pode melhorar as espinhas no começo, porque tem ação anti-inflamatória, mas depois vem o efeito rebote: a pele produz mais oleosidade, e o problema piora", ressalta.
A médica lembra, ainda, que é fundamental tomar cuidado com os raios ultravioleta e usar filtro com fator de proteção solar (FPS) 15, no mínimo. Quanto mais nova for a criança, maior deve ser o bloqueio (pelo menos, FPS 40).
“Há produtos infantis específicos, que provocam menos alergia. O protetor deve ser aplicado entre meia hora e uma hora do horário de chegada à praia”, diz a pediatra Ana Escobar. Também é importante repassá-lo a cada duas ou três horas, e imediatamente após sair do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário