MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Balé Folclórico da Bahia irá desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval

 

Grupo foi convidado pela Portela para desfilar na escola.
Balé Folclórico é um dos tradicionais grupo de dança da Bahia.

Do G1 BA
Balé Folcórico (Foto: Divulgação)"Essa é a primeira vez que o grupo passa carnaval fora da Bahia", diz diretor. (Foto: Divulgação)
A escola de Samba Portela vai homenagear a Bahia no Carnaval do Rio de Janeiro. Para agitar a Marquês de Sapucaí a escola vai levar para a avenida o Balé Folclórico da Bahia, já que o samba-enredo faz referência a elementos simbólicos do Estado.
De acordo com o diretor do Balé, Vavá Botelho, a expectativa é muito grande entre os bailarinos.
“Esse será o nosso primeiro Carnaval fora da Bahia e já passaremos em grande estilo. Estamos na expectativa de uma última conversa com a direção da agremiação e o coreógrafo da escola, Márcio Moura, para darmos início à montagem da coreografia que montaremos especialmente para a ocasião”.

O samba-enredo da Portela está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes. Senhor do Bonfim, Iemanjá, berimbau, capoeira, tambor, patuá, magia, abadás, samba de roda e saia rendada são elementos citados na canção.

Balé Folclórico
O grupo foi fundado em 1988 pelos coreógrafos Walson Botelho e Ninho Reis é considerado a única companhia de dança folclórica profissional do país. Desde sua fundação a Cia. já se apresentou em 182 cidades e em 19 países, entre eles, Estados Unidos, Itália, Canadá, Dinamarca, Austrália, Alemanha, França, Holanda e Suíça.

Entre os marcos históricos de apresentações do grupo, estão as histórias da participação no Festival da Alexander Platz, em Berlim, em 1992, para um público de mais de 50 mil pessoas, sendo ovacionado no final do espetáculo por quase 15 minutos. Outra participação importante aconteceu na Bienal de Dança de Lyon, na França, considerado o mais importante evento do gênero no mundo, onde se apresentou ao de lado de companhias consagradas, a exemplo da Alvin Ailey Dance Company, Ballet of Harlem, Bill T Jones Dance Company, Dayton Ballet, entre outras.

De acordo com Vavá Botelho, um dos criadores e coreógrafos do grupo, o Balé Folclórcio tem uma grande importância no cenário artístico baiano sendo uma instituição que contribui na formação artística. "Nesses 23 anos de existência, a instituição tem colaborado com a formação de novos bailarinos, músicos e cantores, que hoje soma-se em mais de 600 artistas que já passaram pelo Balé. Dessa forma, considero o trabalho que realizamos de extrema importância dentro do cenário artístico, cultural e social em nosso país e, em especial, na Bahia", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário