MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BADERNA REINA NA BAHIA DO PT

Índios permanecem em fazenda no sul da BA; dois foram presos

Representantes da Funai se reuniram para discutir problema.
Ação avalia direito à posse das terras desde a década de 80, diz fazendeiro.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) se reuniram na terça-feira (17) para discutir a ocupação de uma fazenda em Itaju do Colônia, na região sul da Bahia. De acordo com Wilson Jesus de Souza, coordenador do órgão em Pau Brasil, os índios estão pressionando a Funai por mais apoio e têm direito ao terreno. "Têm direito porque é uma área histórica", explica. "O Supremo [Tribunal Federal] vem adiando o julgamento e acaba acirrando o embate", completa.
Segundo o delegado Teodoro Ribeiro, morador da fazenda, desde a década de 80 uma ação tramita no Supremo Tribunal Federal para avaliar o direito à posse das terras na região. "A Funai questiona a validade das documentações que temos comprovando a posse", explica Teodoro.
O representante da Funai diz que os documentos que os fazendeiros da região possuem foram emitidos pelo Governo do Estado, quando a responsabilidade pelo terreno é da União. O delegado confirma que a documentação foi cedida pelo governo da Bahia, mas alega que ela seja legítima. "Temos o título de posse de terra registrado em cartório e pagamos todos os impostos. Como um imposto pode ser cobrado de algo ilegal?", indaga Teodoro.
Os índios ocupam a fazenda desde a manhã de segunda-feira (16) e, segundo Wilson, não pretendem deixar o local. Teodoro disse que registrou uma ocorrência na delegacia de Itaju do Colônia e que acionou a Polícia Federal. Durante uma diligência da polícia na fazenda, dois índios foram presos na terça-feira por porte ilegal de armas. Eles estão detidos na penitenciária de Ilhéus. "A Funaiu pretende entrar com o pedido de gabeas corpus", pontua Wilson.
O morador da fazenda informou que os dois índios chegaram na fazenda de moto e as armas foram encontradas uma dentro de um colchão e outra dentro de uma sacola que eles levavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário