MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Assentado colhe abacaxi em formato de coração em Sidrolândia, MS


Após a colheita, homem disse ter presenteado o irmão com a fruta.
Distúrbio morfogenético explicaria formato, diz engenheiro agrônomo.

Do G1 MS

Assentado colhe abacaxi em forma de coração em MS (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Abacaxi foi colhido no dia 17 deste mês no assentamento (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)
O assentado Agrimaldo Barcelos Rodrigues, 50 anos, surpreendeu-se com um abacaxi em formato de coração que colheu na última terça-feira (17), na plantação que cultiva em um assentamento em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele conta que levou a fruta de presente para o irmão, Domingos Rodrigues Veiga, 44 anos, que mora na capital.
Rodrigues cultiva abacaxi há um ano e, segundo ele, foi a primeira vez que colheu a fruta com um formato diferente. “Planto banana, laranja, milho, mandioca, mas nunca tinha visto algo assim”, disse o trabalhador em entrevista neste sábado (21).
O assentado afirma que não tem qualquer tratamento diferenciado no cultivo do abacaxi. “É só enxada mesmo, não tenho muito recurso. Até vou dar uma ajeitada na plantação aqui para ver se sai outro”.
Após registrar o “fenômeno” com fotos e vídeo, ele diz que sua intenção era conservar o abacaxi, mas acredita que isso não seja possível. “Se não conseguir, vou descascar para ver como é por dentro e depois comer tudo”, brinca.

FenômenoO engenheiro agrônomo José Ubirajara disse ao G1, após analisar a fruta, que causa mais provável para a deformidade é um fenômeno chamado “fasciação”, que segundo ele é um distúrbio morfogenético que aumenta o número de coroas e gomos do abacaxi.

Ubirajara explica que outra possibilidade é que tenha havido excesso de adubação hidrogenada no solo. Ele afirma que deformidades nesse tipo de fruta não são raras.
Assentado colhe abacaxi em forma de coração em MS (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Assentado quer tentar conservar abacaxi (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário