MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Água escura na Praia do Futuro preocupa moradores e turistas no CE

 

Manchas escuras são notadas desde novembro por moradores.
Especialista explica que manchas podem causar reações tóxicas na pele.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
 A água escura na Praia do Futuro, em Fortaleza, deixa a população preocupada com a recomendação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que alerta para evitar o banho em áreas com essas características. Desde novembro, moradores notam o aparecimento de manchas escurecidas nas ondas.
Segundo a Semace, as manchas são microalgas que estão no período de floração nesta época do ano e aparecem em outros pontos do litoral cearense. Sem saber do que se trata, o comerciante Edson Alves, turista do Recife, ficou em dúvida se deveria ou não tomar banho. “Fiquei com medo de ser alguma poluição causada por navios”, diz.
O gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi, reforça que não é aconselhável tomar banho em locais onde tenha microalgas pelo risco de contaminação, que pode causar reações tóxicas na pele do banhista. “Nós observamos uma maior concentração no litoral leste. A popualação, nesse caso, deve evitar tomar banho nesses locais. Embora não tenha sido detectado ainda nenhum efeito nocivo nesse tipo de microalga, podem existir outras com potencial de efeito tóxico”, afirma Davi.
A Semace informou ainda que, apesar das algas, a maioria das praias da capital está própria para o banho. Confira a lista das praias recomendadas para banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário