MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Agrônomos pesquisam uso pó de rocha como adubo, em Jataí (GO)

 

Resultado nas lavouras de soja no sudoeste goiano surpreende produtores.
Além de ser um manejo sutentável, minério diminiu os custos de produção.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Pouco utilizado no país como fonte de nutrientes para o solo na agricultura, o pó de rocha tem chamado a atenção de produtores em Jataí, no sudoeste goiano. O minério pode ser usado como um fertilizante orgânico e oferece uma alternativa mais barata aos produtores.
Além de ser um manejo sutentável e diminuir os custos de produção, o uso do mineral aumenta a produtividade das lavouras. Em uma fazenda de município, a lavoura de soja teve um bom desempenho e as plantas estão carregadas de vagem.
"Para a cultura da soja, nós chegamos a resultados superiores aos com adubação. Chegamos a oito sacas a mais", comemora a agrônoma Cláudia Gorgem.
Em Jataí, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fazem testes com o pó de rocha em pequenas áreas nas lavouras de soja. A matéria prima é encotrada na própria região, com resultados positivos.
"Nós estamos fazendo uma busca de rochas regionais que possam ser usadas na agricultura. E aqui nós temos um grupo razoável delas, que podem diminuir bastante os insumos tradicionais", explica o pesquisador Eder de Souza Martins, da Embrapa.
Nutrientes
Ainda segundo os pesquisadores, o produto fornece nutrientes como cálcio, fósforo e potássio, que ajudam na recuperação do solo. A aplicação é simples, em processo semelhante ao de calcário.
A técnica vem sendo repassada aos agricultores através de palestras em dias de campo. Mais de cinquenta produtores rurais, de várias regiões de Goiás e até de outros estados, assistiram às demonstrações no campo. Os pesquisadores da Embrapa, mostraram as vantagens do uso de pó de rocha na agricultura.
A Embrapa Cerrados coordena há quase dez anos a Rede Agrirocha, formada por cerca de cem pesquisadores em todo o país, que avaliam o potencial das diferentes rochas brasileiras como fontes de nutrientes para a agricultura.
O agricultor Eduardo Martins produz cana e eucalípto em Minas Gerais. Há quatro anos ele utiliza o pó de rocha nas plantações e está satisfeito com a produdutividade. Mas acompanha de perto as pesquisas, na busca por resultados ainda melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário