MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Agricultores enfrentam problemas para escoar a produção em MG

 

Diversas granjas de Ituiutaba estão com os cochos vazios.
Trinta mil litros de leite deixam de ser recolhidos por dia em Divinópolis.

Do Globo Rural
A chuva dos últimos dias tem danificado as estradas. Há buracos e atoleiros pelas estradas de Ituiutaba, Minas Gerais. Os produtores reclamam dos prejuízos. “Quando chove, não tem estrada. Não tem trânsito nenhum”, reclama o agricultor João Rodrigues.
O barranco cedeu e uma carreta tombou causando a interdição de um dos trechos da estrada. Com o período chuvoso a estrutura da ponte também não resistiu. De acordo com os moradores da região, o local está interditado desde o final do ano passado. Diversas granjas da região estão com os cochos vazios. “Com a falta de ração, os animais começam a perder peso”, explica o trabalhador rural Flávio Ferreira.
A prefeitura de Ituiutaba informou que as obras de recuperação das estradas devem começar assim que a chuva der uma trégua.
O excesso de chuva também prejudica o escoamento da produção em outros municípios mineiros. As lavouras de hortaliça em São Gonçalo do Pará foram bastante afetadas. A horticultura é a principal atividade econômica na comunidade rural de Quilombo do Gaia. Os produtores perderam praticamente tudo.
Mas não é apenas a perda na lavoura que preocupa os produtores. O pouco da produção que é salvo dificilmente chega aos consumidores porque as estradas rurais estão em péssimas condições. Duas pontes do município de São Sebastião do Oeste foram interditadas. Comunidades rurais de Carmópolis de Minas e Passa Tempo estão isoladas. Dez pontes não resistiram à força da água. O lago de Furnas, no município de Formiga, avança sobre as fazendas. A ponte de acesso a comunidade de Cunhas também caiu. Em Divinópolis, por dia cerca de 30 mil litros de leite deixam de ser recolhidos. O prejuízo diário, só em uma cooperativa da região chega a R$ 40 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário