MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Agricultores do Cariri, no Ceará, começam a receber sementes

 

Sementes e mudas são distribuídas gratuitamente pelo governo estadual.
Trabalhadores esperam a estação chuvosa para iniciar plantio.

Do G1 CE com informações da TV Verdes Mares Cariri
Agricultores do Cariri, no Sul do Ceará, começam a receber as sementes do programa Hora de Plantar 2012. Mas embora o Cariri seja a região onde chove primeiro no estado e, por isso, a distribuição de sementes na área é feita em janeiro, os agricultores ainda esperam o prognóstico de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para iniciar o plantio.
A agricultora da cidade do Crato, Rita Nunes, chegou cedo no primeiro dia de distribuição ao depósito de sementes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), responsável pela liberação das sementes. Ela recebeu 10 quilos de feijão e 20 quilos de milho. “Se chover hoje eu planto'', disse. “As sementes são produzidas no Ceará, adaptadas a nossa região e a Ematerce assegura assistência técnica a todos os agricultores cadastrados no programa Hora de Plantar'', afirma Elcileide Mendonça, gerente da Ematerce no Cariri.
''Nosso período chuvoso de maior concentração vai da segunda quinzena de janeiro a primeira de fevereiro, podendo ir até maio. Mesmo com as chuvas caídas em dezembro ou janeiro, nossa orientação é que só comecem a plantar quando recebermos o sinal verde da Funceme'', diz Acácio Morais, agrônomo da Ematerce.
Cerca de 250 mil agricultores receberão sementes e mudas de plantas este ano em todo o Ceará por meio do programa, segundo o governo estadual, com investimentos de R$ 17 milhões para estimular o plantio de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol e amendoim, além de mudas como de cajueiro-anão, mandioca e urucum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário