MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Agricultores brasileiros enfrentam conflito com sem-terra no Paraguai


Paraguaios ameaçam invadir lavouras que estão em época de colheita.
Local do conflito fica a menos de cem quilômetros da fronteira com o Brasil.

Do Globo Rural

Os agricultores brasileiros que têm terra no Paraguai, chamados de brasiguaios, estão sendo ameaçados. No final de semana houve confronto no município de Santa Rosa del Monday. Imagens feitas pelos agricultores mostram homens armados com foices e facões cercando carros das famílias de produtores. Os poucos policiais paraguaios que fazem a segurança da área não conseguem impedir os manifestantes.
O local do conflito fica na região do estado de Alto Paraná, a menos de cem quilômetros da fronteira com o Brasil, onde vivem quase 250 mil produtores, a maioria que migrou do Brasil para o país vizinho.
O agricultor Rafael Luguesi disse que foi ameaçado pelo grupo e pela polícia. “Dois militares apontaram seus fuzis para a minha caminhonete. Foi desesperante”.
Durante o conflito o agricultor Alex Luguesi, que achou que não conseguiria escapar com vida, afirmou que ficou encurralado na casa com um funcionário e a esposa por mais de 300 campesinos, que são os sem-terra paraguaios. O produtor disse que o grupo estava armado e fez várias ameaças.
A prefeita de Santa Rosa del Monday, María Victoria Salinas,que estava no local para tentar evitar que houvesse um confronto acabou sendo agredida. Ela está preocupada com a violência destas ações e pede a intervenção do governo federal para que tudo seja resolvido em paz.
O governo paraguaio iniciou neste mês a demarcação de terras no país. A determinação é do presidente Fernando Lugo para regularizar e definir os títulos de terra no Paraguai. A medida irá atingir diretamente os brasileiros, que temem perder a possa das áreas que compraram e onde investiram durante vários anos.
Na segunda-feira (23), uma comissão de senadores, deputados e governadores paraguaios se reuniu com cerca de dois mil produtores brasileiros em Santa Rosa del Monday. Durante o encontro, foram apresentados documentos e as imagens dos conflitos dos últimos dias. A comissão ouviu as denúncias e disse que vai analisar o problema.
Em Brasília, uma comissão formada por quatro produtores brasiguaios e a advogada que responde a questões de brasileiros na América Latina estiveram no Senado, no Ministério das Relações Exteriores e na Casa Civil para pedir a ajuda do governo brasileiro para evitar um conflito maior nas lavouras em terras paraguaias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário