MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aeroporto de Manaus terá Unidade de Vigilância Agropecuária


Unidade será coordenada pela Superintendência de Agricultura do AM.
Escritório faz parte do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (Foto: Divulgação/Infraero)Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus
(Foto: Divulgação/Infraero)
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, terá uma Unidade de Vigilância Agropecuária. O escritório faz parte do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura (Mapa), e será coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Amazonas.
O objetivo, segundo o Ministério, é fiscalizar os produtos agropecuários que entram e saem do país. A implantação da unidade em Manaus foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (24).

O sistema atua nas dez fronteiras brasileiras com outros países, aduanas especiais, portos e aeroportos do país. Na rotina de fiscalização, os agentes vão verificar produtos como frutas, carnes, peixes, grãos, plantas e queijos.
Segundo informações do Mapa, 106 unidades do Vigiagro funcionam em pontos de trânsito internacional distribuídos pelo Brasil. Nos aeroportos internacionais, 26 pontos de fiscalização contam com a atuação de 130 servidores.
De acordo com o coordenador-geral do Vigiagro, Marcos Valadão, o trabalho serve para impedir a entrada de produtos que tragam risco à sanidade animal e vegetal brasileira e garantir que as exportações, na área agrícola, estejam em condições adequadas para entrada em outras nações. O coordenador destaca ainda que muitos passageiros não sabem que é proibida a entrada no Brasil, sem o devido certificado sanitário do país de origem, produtos como peixes (bacalhau e atum), frutas (maçã e banana)queijos de todos, entre outros.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Manaus, informou ainda não ter recebido o comunicado oficial sobre a instalação da Unidade de Vigilância e, por causa disso, não tem previsão para a implantação.

Atuação do Vigiagro
O sistema também está presente em 28 unidades em portos, com atuação de 150 servidores. Nas aduanas especiais, são 24 unidades da Receita Federal em regiões de fronteiras do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário