MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vendas do varejo cresceram 2,33% no Natal, diz CNDL

 

Agência Estado
As vendas do varejo brasileiro cresceram 2,33% no Natal deste ano na comparação com igual período de 2010. O número foi divulgado hoje pela Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas (CNDL) com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). "Apesar de positivo e comparado a uma base bastante elevada - alta de 9,48% registrada no ano passado em relação a 2009 -, o crescimento ficou bem abaixo do esperado pela CNDL, que estimava aumento nas vendas de cerca de 8% em 2011", diz a nota da entidade.

A avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, é de que o nível alto de endividamento do brasileiro e o aumento da inadimplência acabaram se refletindo no varejo. Segundo ele, o décimo terceiro salário foi utilizado em grande parte para o pagamento de dívidas e não para as compras de Natal.

A CNDL também destaca o processo inflacionário registrado ao longo deste ano como ponto negativo e corresponsável pela desaceleração no comércio, além do cenário internacional que teria influenciado o movimento do varejo no Natal. "O consumidor tem estado cauteloso em virtude da situação internacional. A perspectiva de a crise gerar alteração no emprego pode ter levado as pessoas a gastarem menos", destaca. O levantamento do SPC Brasil considera as vendas efetuadas dos dias 1º a 24 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário