MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Variedade de cebola atende gosto do mercado e necessidade do produtor

 

Produto foi desenvolvido pela Embrapa Cerrados do Distrito Federal.
Tipo pungente, de bulbo arredondado e ardido é também mais produtivo.

Do G1 GO, com informações da TV Anhaguera
Pesquisadores desenvolveram uma nova variedade de cebola, mais resistente a pragas e doenças. O produto também apresenta sabor e aparência que agradam os consumidores e é uma garantia de vendas.
Segundo o agrônomo da Embrapa Cerrados no Distrito Federal, Valter Oliveira, a cebola BRS Riva, como a variedade é chamada, atende a demanda do consumidor nacional que prefere o produto do tipo pungente, mais ardido. Para o pesquisador, é uma planta vantajosa em termos de tamanho, qualidade e sabor. Ele destaca a boa qualidade dos bulbos, mais arredondados. O formato é apontado como padrão preferido pelo brasileiro. Outro ponto positivo é a pele marrom e bem aderida à cebola.
Como a cebola é resistente a doenças, exige uma menor aplicação de defensivos, o que pode baixar os custos para o produtor. "Além disso, a gente tem observado que é uma cebola que exige menos adubação nitrogenada, então provavelmente vai ter um menor gasto com o uso de fertilizantes químicos também", explica Oliveira.
A BRS Riva está sendo testada em sistema orgânico e até agora apresenta um bom desenvolvimento. Foram necessários 15 anos de estudos para chegar a uma variedade que, além de ter as características que o mercado gosta, atende as necessidades do produtor rural: o preço da semente é mais baixo em comparação com outras variedades e tem boa produtividade.
Produtividade
De acordo com o agrônomo, trata-se de uma cebola bastante produtiva. "Você consegue produzir até 60 toneladas por hectare, em uma população de 600 mil plantas por hectare. Oliveira explica que a planta tem um ciclo um pouco maior, em média 20 dias a mais do que as cebolas existentes no mercado.
A previsão é que as sementes da BRS Riva estejam disponíveis para o produtor rural em abril de 2012, época ideal ao plantio da nova variedade. "É final de Verão, quando as chuvas estão parando e o plantio encontra as melhores condições para formar a parte vegetativa e depois formar o bulbo, que é a parte comercial da planta", recomenda o agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário