MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tecelãs de Araxá, MG, transformam sacolas plásticas em artesanato

 

Material reaproveitado ajuda a complementar a renda das famílias.
Produto vira bolsas resistentes e baratas.

Do G1 TV Integração
O material, que muitas vezes teria como destino o lixo, se transforma em arte. (Foto: Reprodução / Tv Integração)O material, que muitas vezes vai para o lixo, vira arte.
 (Foto:Reprodução/Tv Integração)
As sacolas plásticas de supermercado ganharam um novo destino nas mãos das tecelãs de Araxá, no Alto Paranaíba. O produto, que antes iria para o meio ambiente, agora é reaproveitado pelas trabalhadoras virando bolsas, o que tem ajudado a complementar a renda das famílias.
Segundo as tecelãs, o principal produto usado na técnica da colcha caipira, a lã colorida, está em falta no mercado. Por isso, a alternativa foi investir em um novo tipo de material e produção para a tecelagem. O material usado na trama pelas tecelãs agora são as sacolinhas plásticas, produto fácil de encontrar.
O presidente de uma cooperativa de Araxá, Maurício Silva, informou que o grupo recebe duas toneladas de sacolas plásticas por mês. O material, que muitas vezes teria como destino o lixo, nas mãos do grupo de tecelãs tem se transformado em arte. Virginia Morais, tecelã, disse que a técnica é simples, que basta tirar as pontas das sacolas e transformá-las em tiras. As tiras se transformam em fios e dão forma aos desenhos das sacolas. O material é resistente e barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário