MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobe para 22 o número de cidades mineiras em emergência

 

Paulistas foi a última a ser incluída na lista da Defesa Civil.
De acordo com o órgão, a situação foi decretada devido a inundações.

Do G1 MG
A Defesa Civil confirmou, nesta quarta-feira (21), a 22ª cidade em estado de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais. O município de Paulistas, no Vale do Rio Doce, foi atingido por um temporal neste domingo (18) e teve diversos pontos de alagamento e deslizamento. Cerca de 180 pessoas ficaram desalojadas na cidade.

Nesta quarta-feira, a chuva deu uma trégua em Minas Gerais. De acordo com o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as chuvas diminuam e que haja elevação da temperatura no estado. No Leste e Vale do Rio Doce, regiões bastante afetadas nos últimos dias, apesar da redução das chuvas, o clima é de alerta porque o volume dos rios continuam subindo.
Além de Paulistas, desde o início do período chuvoso, os seguintes municípios decretaram emergência: Mathias Lobato, Espera Feliz, São Sebastião da Vargem Alegre, Vieiras, Dom Joaquim, Leopoldina, Itamarandiba, Faria Lemos, Domingos da Prata, Alpercata, Abre Campo, Ponte Nova, Formiga, Buritizeiro, Mariana, Florestal, Barra Longa, Acaiaca, Belo Horizonte, Itumirim, Jacinto.
Segundo boletim da Defesa Civil Estadual, ao todo 73 municípios foram afetados devido às chuvas. Cerca de 780 pessoas ficaram desalojadas, 93 desabrigadas, 27 feridas e duas morreram. Em relação aos danos materiais, foram constatadas 1.512 casas e 10 pontes danificadas, além de 39 casas e 12 pontes destruídas.
Recorde volume de chuva
A cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos cem anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 601,3 milímetros, registrado em dezembro de 2008.
Ainda segundo o instituto, o índice de 606,4 milímetros representa 90% de aumento em relação à média esperada para o mês, que é de 319,4 mm. As medições realizadas pelo 5º Distrito do Inmet, na capital mineira, mostram que o maior volume de água registrado em 24 horas foi de 91,4 milímetros no dia 14 de dezembro. Apenas entre os dias 13 e 20, foram registrados 465 milímetros de chuva.
De acordo com Instituto de Metereologia, a previsão para Belo Horizonte nesta quarta-feira (21) é de céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva, com temperaturas variando entre 18ºC e 26ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário