MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Serviço móvel de saúde feminina chega ao Centro de Manaus

 

Mamografia e preventivo do câncer do útero são alguns dos serviços.
30% das mulheres atendidas nunca haviam feito exame de mamografia.

Do G1 AM
No Centro de Manaus serviço ficará disponível até o fim de dezembro (Foto: Divulgação)No Centro de Manaus serviço ficará disponível até
o fim de dezembro (Foto: Divulgação)
O Centro de Manaus recebe as 'Carretas da Mulher' a partir desta terça-feira (13). Os consultórios móveis estarão instalados na Praça da Matriz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), até o final do mês. As carretas disponibilizarão serviços de mamografia, ultrassonografia e coleta de preventivo do câncer de colo do útero.
O trabalho oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já realizou cerca de 9.700 exames desde o mês de agosto. O secretário da Semsa, Francisco Deodato, informou que a presença das unidades no Centro de Manaus, é uma ação para ampliar a área de abrangência do serviço. Um indicador importante, segundo ele, é o número de mulheres atendidas até o momento. De 3.245 mamografias realizadas desde o mês  de agosto, 1.069 foram em mulheres que nunca haviam feito o exame, ou seja, 30% do público feminino que utilizou o serviço.
Atendimento é feito a partir do encaminhamento das Unidades de Saúde (Foto: Divulgação)Atendimento é feito a partir do encaminhamento de
Unidades de Saúde (Foto: Divulgação)
Manaus tem em funcionamento, hoje, quatro “Carretas da Mulher” – duas começaram a atender em agosto desse ano, na implantação do serviço, e mais duas iniciaram em novembro. Do total de 9.733 exames efetuados, 3.533 foram ultrassonografias; 3.245 mamografias; e 2.955 coletas de preventivo. As Unidades Móveis já passaram pelos bairros Colônia Terra Nova (Zona Norte), Cidade de Deus (Zona Leste), Jorge Teixeira (Zona Leste) e Tarumã (Zona Oeste).
Moradora do ramal São Francisco, no Km 41 da rodovia AM-010, a dona de casa Fátima Marques Pereira, fez os exames de mamografia e ultrassonografia na comunidade Parque São Pedro, no Tarumã. “Falei para o médico que estava sentindo umas dores no meu seio e ele me encaminhou para o exame”, contou a dona de casa, que tem 50 anos e nunca havia feito uma mamografia.
O secretário observa que a 'Carreta da Mulher' faz parte das diretrizes do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de Útero e de Mama, do Ministério da Saúde (MS). "Até o início deste ano, a rede municipal de saúde oferecia exame de mamografia somente por meio de clínicas conveniadas. Agora, já dispõe de serviço próprio, em fase de expansão", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário