MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Secretaria investiga oito mortes por suspeita de intoxicação de remédio

 

Primeira morte teria acontecido no dia 26 de novembro em Teófilo Otoni.
Farmácia de manipulação está totalmente interditada.

Do G1 MG
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Polícia Civil investigam oito mortes por suspeita de intoxicação de um remédio em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. A primeira vítima teria morrido no dia 26 de novembro e a última neste domingo (11).
De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.

O G1 tentou entrar em contato com a Fórmula Pharma, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
De acordo com o delegado regional Alberto Tadeu, outras duas pessoas estão internadas em estado grave com suspeita de terem ingerido o medicamento. Ele disse ainda que não existem provas científicas e os materiais recolhidos na farmácia foram enviados para exames laboratoriais em Belo Horizonte. A Polícia Civil informou que está abrindo um inquérito para ouvir os donos do estabelecimento.
A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário