MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Seca em hidrelétrica causa apagões em 12 cidades do Amapá

 

Brasil ainda tem lugares onde a energia elétrica não chegou e também tem áreas onde ela é racionada. No Amapá, 12 cidades sofrem todos os dias com a falta de luz.

JORNAL NACIONAL
O Brasil ainda tem lugares onde a energia elétrica não chegou e também tem áreas onde ela é racionada. No Amapá, 12 cidades sofrem todos os dias com a falta de luz.
Nas ruas, a escuridão só não é total por causa dos faróis dos carros. Com semáforos desligados, os cruzamentos ficam mais perigosos. No comércio, vendas à luz de velas. Na feira, serve até a luz do celular.
O racionamento de energia que começou no último domingo (18) atinge 12 municípios do Amapá, principalmente a capital. Os cortes podem durar até duas horas em um rodízio de bairros. Sem aviso prévio, pegam os consumidores de surpresa.
A doceira perdeu todas as encomendas do dia.Quando a energia voltou, o computador, o freezer e o balcão expositor queimaram.
A dona de casa Maria Filomena também perdeu objetos eletrônicos. “A gente consegue as coisas com tanto sacrifício. É difícil perder tudo assim”, lamenta.
A causa dos apagões está na hidrelétrica Coaracy Nunes, a 130 quilômetros de Macapá. O lago da usina está secando. Em condições normais, o lago fica cheio. Agora são mais de dez metros sem água. Apareceram encostas e rochas que viviam submersas. Só a chuva, que não cai desde agosto, para recompor o cenário.
A vazão do rio continua caindo. Funcionários mais antigos dizem que só viram a situação assim há 17 anos. As comportas fecharam para armazenar água no reservatório. Sem água para movimentar as turbinas, a hidrelétrica parou. Com a usina fora de operação, recorre-se à energia termoelétrica com geradores movidos a óleo diesel, que ainda não conseguem atender toda a demanda.

“A única garantia é armazenar esta água para o Natal, para não fazer nenhum corte no dia 24 e dia 25. Pode ser que passe a partir da semana que vem a um racionamento bem reduzido, bem brando”, explica Marcos Drago, gerente regional da Eletronorte.
O governo do Amapá declarou que a termoelétrica contratada pra aumentar o abastecimento está operando com metade da capacidade. E que até o fim deste mês, com a usina em operação total, o racionamento não será mais necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário